Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 03, 2011

Como Abrir - Montar um Salão de jogos não eletrônicos

Salão de jogos não eletrônicos
Apresentação do Negócio
Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram a cerca de 4000 anos em civilizações como Egito e Mesopotamia e foram muito populares na Grécia e em Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América.
Apesar de nessas duas últimas décadas este tipo de jogo ter perdido espaço para os jogos eletrônicos, está voltando a conquistar a preferência de seus adeptos. Um dos motivos para a volta desses jogos é seu alto índice de interação entre os jogadores, além de incentivar a capacidade de memória e o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato.
Um salão de jogos é um estabelecimento comercial equipado com máquinas de jogos de arcada e material de jogos de salão  como: mesas de matraquilhos, bilhar, snooker, máquinas de pinball e simuladores para uso dos clientes mediante o pagamento de aluguel, à hora ou da introdução de uma quantia indicada na própria máquina ou mesa.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Este documento não substitui o plano de negócio .Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Salão de jogos não eletrônicos
Mercado
O salão de jogos foi abandonado aos poucos na década de 1980, sendo substituído pelo videogame e, depois, pelos jogos de computador. Em 2003 o mercado dos jogos não eletrônicos retoma o seu crescimento, quando as vendas voltaram a representar 8% do total do setor de brinquedos, que movimenta 2,5 bilhões de reais por ano.
 "Os jogos de tabuleiro viraram uma ferramenta da socialização, um contraponto aos solitários jogos de computador", diz Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela.
Um dos jogos mais populares no Brasil (250.000 unidades por ano) e no mundo (250 milhões de unidades até hoje) é o antiqüíssimo Banco Imobiliário, ou Monopoly, lançado em 1935.
Outro jogo clássico nacional (mais de 1,5 milhão de unidades vendidas) é o War, lançado em 1972 e turbinado em 1981 no War II. Esse jogo é uma criação do decano do ramo: o publicitário Mário Seabra, 73 anos, inventor, pelas próprias contas, de mais de 1.300 jogos. "Quando apareceu o cinema, diziam que o teatro ia acabar. Quando apareceu a televisão, diziam que o cinema ia acabar. Quando surgiu o computador, os jogos de tabuleiros ficaram ameaçados, mas voltaram renovados. Pode ter certeza: existe mercado para tudo", garante Seabra.
Desde a década de 1990, o mercado de jogos de tabuleiro tem apresentado novidades notáveis a cada ano. Embora ainda seja um mercado de nicho, já conta com prêmios internacionais, como o prestigiado Spiel des Jahres; autores de renome, como Martin Wallace e Reiner Knizia; grandes feiras, como a de Essen; e inúmeras empresas publicando jogos, principalmente na Europa e nos EUA.

Salão de jogos não eletrônicos
Estrutura
O espaço para instalação do salão de jogos deve ser amplo, arejado, com ótima iluminação natural e/ou artificial, em local de fácil acesso aos clientes e com espaço para estacionamento de veículos.

Os requisitos mínimos de espaço devem levar em consideração a dimensão dos equipamentos e a área operacional, junto com uma margem para a livre movimentação dos clientes, chamados de zona mínima de uso.
 A menos que o fabricante ofereça recomendações específicas, é aconselhável que um espaço com largura não inferior a 1,80m seja acrescido à área operacional para facilitar a circulação junto às partes móveis dos equipamentos abertos, além de outro espaço, com largura não inferior a 1,20m, seja acrescentado à área operacional, destinado a facilitar circulação adjacente.
Conjugado ao salão deverá ter uma recepção para atendimento aos clientes. Ainda faz-se necessário um lounge à disposição dos clientes, neste caso uma sala ampla, com iluminação acolhedora e sofás confortáveis, onde as pessoas se juntam para conversar, para espera, descanso ou mesmo convivência, desta forma sem incomodar os jogadores.

Salão de jogos não eletrônicos
Pessoal
O quadro de pessoal de uma empresa de salão de jogos irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento e com as opções oferecidas, sendo que os funcionários operacionais devem ficar próximos das mesas de jogos. Segue abaixo o quadro de pessoal para uma empresa de médio porte:
• Uma pessoa no atendimento a clientes, telefones, reservas, etc.;
• Uma pessoa para cada duas mesas de jogos;
• Uma pessoa para gerir o empreendimento, de preferência que seja o próprio empreendedor;
• Uma pessoa atuante na organização de estacionamento e segurança.

Salão de jogos não eletrônicos
Equipamentos
Os principais equipamentos para iniciar um salão de jogos são os seguintes:
a) Mesa de sinuca
b) Tênis de mesa
c) Mesa de pebolim
d) Jogo de xadrez
e) Jogo de dama
f) Jogo de dardos
g) Jogo de gamão
h) Jogo de botão
i) Jogos de cartas
j) Mesa para carteado
k) Quadros para anotação de informações dos jogos
l) Cadeiras
m) Sofás
n) Computador
o) Calculadora
p) Impressora
q) Telefone
r) Fax


Salão de jogos não eletrônicos
Investimentos
O investimento estimado para montar uma empresa de salão de jogos, de porte médio, deverá girar em torno do que segue abaixo:
Área Operacional
1. Mesa de sinuca – 1 – R$ 12.800,00
2. Tênis de mesa – 1 – R$ 330,00
3. Mesa de pebolim – 1 – R$ 590,00
4. Jogo de xadrez – 1 – R$ 45,00
5. Jogo de dama – 1 – R$ 60,00
6. Jogo de dardos – 1 – R$ 70,00
7. Jogo de gamão – 1 – R$ 335,00
8. Jogo de botão – 1 – R$ 95,00
9. Mesa para carteado – 1 – R$ 549,00
10. Jogo de tacos e bolas para sinuca – 1 – R$ 190,00
11.  Triângulo p/bolas de sinuca em madeira – 1 – R$ 30,00
Valor dos equipamentos para área operacional - R$ 15.094,00
Área Administrativa
1. Mesa – 1 - R$ 300,00
2. Cadeiras – 1 – R$ 125,00
3. Computador – 1 – R$ 1.500,00
4. Impressora – 1 – R$ 600,00
5. Telefone – 1 – R$ 50,00
6. Fax – 1 – R$ 450,00
Valor dos itens para área administrativa – R$ 3.025,00
TOTAL DE INVESTIMENTOS – R$ 6.489,00
Observações:
1. O investimento apresentado acima foi elaborado considerando apenas uma unidade de cada item. Mas para identificar o valor total do investimento é necessário, que seja multiplicado, o valor unitário por tantas quantas unidades forem adquiridas.
2. Nos valores indicados para o investimento não está previsto o custo do software a ser utilizado no controle do negócio e também na gestão da empresa, já que a opção por um ou outro software irá variar bastante, tanto no que se refere ao fornecedor quanto ao resultado final esperado.
3. Não estão considerados os gastos relativos à aquisição do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado.
4. Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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