Como Abrir um Negócio

quarta-feira, novembro 16, 2011

Como Abrir - Montar uma Serralheria

Serralheria
Apresentação do Negócio
Serralheria é um processo em padrões reduzidos da metalurgia, pois nesse segmento trabalha-se com metais, na maioria das vezes de forma relativamente artesanal.
A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer dos tempos que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas. Os primeiros metais a serem descobertos foram os metais nobres, que por não reagirem com outros elementos podiam ser encontrados na sua forma bruta na natureza. Esses metais passaram a ser trabalhados quando se descobriu que o calor poderia amolecê-los. Acredita-se que, por volta de 2.500 a.C., surgiram as primeiras ligas metálicas, com a adição de estanho ao cobre, gerando o bronze - uma liga metálica que tinha propriedades superiores às do cobre.
O uso do ferro demorou um pouco mais para começar a ser trabalhado, pois na natureza é encontrado na forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço.
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distinguindo-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável, enquanto que uma peça em ferro fundido apresenta-se muito fragil quando submetido à tração.
Uma serralheria produz esquadrias, portões, grades, entre outros produtos, utilizando-se do ferro e, mais recentemente, do alumínio como matéria prima básica. A maioria das serralherias trabalha por ordem de serviço, ou seja, por encomenda, sendo que boa parte de seus consumidores são de pessoas físicas. É um trabalho que pode ser feito por conta própria que é muito mais rentável, e onde você será seu próprio patrão.
O ramo de serralheria é uma atividade com crescimento contínuo, principalmente com a estabilidade econômica nacional em que as construções têm aumentado substancialmente, da mesma forma que tem crescido também as reformas.
Assim o segmento de serralheria apresenta boas opções para recepcionar novos empreendedores, mas o ponto principal é a prestação de serviços com qualidade e com cumprimento de prazos acordados com os clientes. Isto porque invariavelmente a visão que grande parte dos clientes tem dos profissionais desse negócio não é a mais satisfatória, principalmente no que tange ao não cumprimento de prazos e também de que os serviços contratados, por vezes, são entregue de forma diferente do que foi solicitado ou com acabamento rústico. Isso acaba por denegrir a imagem de todo um grupo de prestadores de serviços do ramo de serralheria. 

Serralheria
Mercado
Apesar do mercado no setor de serralheria ter boas opções para o ingresso de novos empreendedores, ressalta-se que esse mercado tem se caracterizado pela alta competitividade.
Diante disso, é aconselhável que o empreendedor tenha conhecimento do ramo e mão de obra especializada, visando a manutenção de um alto padrão de qualidade com atendimento personalizado, investindo em capacitação e aperfeiçoamento para continuar na preferência do mercado.
Outro fator importante é a busca constante de inovações tanto no processo produtivo como também nos produtos ofertados.
O empreendedor deverá estar ciente de que esse segmento tem uma forte concorrência de grandes, médias e pequenas empresas. Ainda tem os profissionais que trabalham na informalidade.
Considerando esse cenário o candidato a empresário deverá estar ciente de que enfrentará concorrências variadas, alguns oficiais e outras extraoficiais, por isso mesmo somente entre nesse mercado se sentir em condições de suportar um período considerável de estagnação até conseguir conquistar seu nicho de clientes.

Serralheria
Estrutura
O tamanho da estrutura varia, segundo o interesse, expectativa de vendas do empreendedor, e a forma com que será estruturado seu empreendimento. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseado na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para montagem da área comercial e do “showroom”.
a) ÁREA COMERCIAL e SHOWROOM – espaço sugerido de aproximadamente 40m². Esse espaço deverá ser estruturado em ambientes nos quais seja possível dispor os diversos produtos e modelos fabricados na serralheria. Também é importante que tenha um catálogo de sugestões para apresentar aos clientes e ainda contar com desenhista que consiga traduzir o que o cliente espera adquirir, seja qual for o objeto, desde que possível de produção em sua serralheria e segundo a capacidade produtiva de suas máquinas.
Nesse mesmo espaço, devem ser colocadas mesas e cadeiras para atendimento aos clientes. O ambiente deve ser bem iluminado, convidativo, aconchegante e extremamente organizado, transmitindo aos clientes uma sensação agradável de segurança e de compromisso.
b) INDÚSTRIA – área ideal de 150m², sendo que, cerca de 110m² para indústria e o restante para área administrativa.
a. Produção – nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na produção da serralheria, segundo o projeto aprovado/escolhido por cada cliente. Deve-se estruturar também nesse ambiente, espaço para guarda de matéria-prima e outro espaço para alocação das peças produzidas que serão montadas/instaladas nas residências ou escritório de cada cliente.
b. Administração – esse espaço deverá ser instalado o escritório administrativo-financeiro da serralheria.

Serralheria
Pessoal
Considerando a estrutura sugerida para a serralheria, entende-se que o quadro de funcionários para o início das atividades deve ser de 5 (cinco) profissionais, distribuídos conforme abaixo:
Vendas/Showroom
• 1 funcionário para área de vendas, sendo que tal profissional deverá ter bom domínio de técnicas de desenho e projeção de espaço, pois será esse profissional que irá formalizar as expectativas que cada cliente apresenta para sua necessidade;
• 1 recepcionista, que se encarregará do atendimento prévio do cliente e também de tele-atendimento, no qual os clientes agendam visitas para que o vendedor os atenda em sua própria residência ou escritório. Essa mesma funcionária irá também atender as ligações de clientes sobre a posição da produção de seu pedido, data de entrega, dentre outras informações.
Indústria/Produção
• 3 funcionários, sendo dois serralheiros oficiais e um auxiliar de serralheria. Esses profissionais serão os responsáveis para traduzir o projeto elaborado no momento da venda em produtos acabados, também serão esses funcionários que serão os encarregados da montagem/instalação do item produzido na serralheria, na residência ou escritório dos clientes.
Ressalta-se que o empreendedor deverá estar presente em tempo integral na empresa, principalmente na área de indústria, pois será nesse ambiente que se concretizará o sucesso de seu empreendimento, ou seja, produzindo o item adquirido pelo cliente segundo o que fora projetado.
Enfim, o empreendedor deverá se fazer presente integralmente na gestão da serralheria administrando o empreendimento (finanças, compras, pessoal, etc.), realizando o acompanhamento periódico de controle de qualidade e, principalmente, as atividades comerciais (contatos e visitas aos clientes, divulgação da empresa, fidelização, etc.).
 
Serralheria
Equipamentos
No momento de aquisição dos equipamentos, é recomendável a orientação de um consultor evitando assim cometer erros como comprar equipamentos improdutivos ou “o mais moderno”. Vale considerar algumas dicas para evitar erros comuns:
1. Máquina de corte: Existem vários modelos com dimensões de disco diferentes. Deve-se então informar qual é a maior altura do perfil e quantos vão ser cortados de uma só vez.
2. Pantógrafo: Encontra nos tamanhos pequeno, médio e grande. Nesse caso precisa saber se as quantidades de usinagens por dia será pequena, média ou alta. Uma boa opção para grandes produtividades é o centro de usinagem.
3. Entestadeira: As opções são menores do que os equipamentos anteriores. Uma boa dica é verificar a altura que irá precisar usinar e a altura máxima que o equipamento realiza.
4. Estampos: Esses equipamentos são manuais ou pneumáticos. Deve saber com qual linha (sistema) vai trabalhar. É importante saber a quantidade de produção mensal para uma escolha entre o manual e pneumático. Tem casos que o centro de usinagem substitui um estampo.
Podemos observar que nem sempre o moderno será o mais produtivo. É preciso analisar cada situação, para que o empreendedor não tenha parte de seu capital empatado em equipamentos "modernos", mas pouco produtivos às suas atividades iniciais.
Além dos itens citados acima existem outros equipamentos necessários para a montagem de uma serralheria, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Ferramentas:
a. Máquina de policorte;
b. Máquina de solda;
c. Furadeiras manuais;
d. Furadeira de bancada;
e. Lixadeira;
f. Compressor;
g. Morsa;
h. Equipamentos de corte:
i. Curvadoras;
ii. Perfiladoras;
iii. Serras;
iv. Calandras;
v. Esmeril;
i. Equipamentos de pintura.
Área administrativo-financeira
a. Mesa;
b. Cadeira;
c. Armário;
d. Computador;
e. Impressora;
f. Fax;
g. Telefone.
A parte tecnológica não é tão expressiva para esse segmento de mercado, isso porque o serviço é extremamente manual, no entanto os serralheiros deverão estar muito atentos ao que fora definido no projeto inicial, projeto esse que deverá compor o contrato que será formalizado com cada cliente.

Serralheria
Investimentos
O volume de recursos a ser investido dependerá da capacidade produtiva que o empreendedor entenda como possível comercializar, bem como do espaço disponível para montagem de sua serralheria. Visando dar uma estimativa do volume de investimentos, apresenta-se uma seleção de itens e suas respectivas quantidades para se ter estruturado uma serralheria de médio porte.
Área industrial
a) Máquina de corte – 2 – R$ 16.700,00
b) Dobradeira Sucção – 1 = R$ 20.700,00
c) Pantógrafo - 2 = R$ 33.000,00
d) Entestadeira – 3 = R$ 19.200,00
e) Estampos – 3 = R$ 12.600,00
f) Máquina de policorte - 2 = R$ 2.200,00
g) Máquina de solda - 2 = R$ 3.800,00
h) Furadeiras manuais - 2 = R$ 1.700,00
i) Furadeira de bancada - 4 = R$ 1.200,00
j) Lixadeira – 4 = R$ 2.800,00
k) Compressor - 2 = R$ 800,00
l) Morsa – 4 = R$ 800,00
m) Equipamentos de corte:
a. Curvadoras - 2 = R$ 1.400,00
b. Perfiladoras - 1 = R$ 13.500,00
c. Serras - 2 = R$ 3.000,00
d. Calandras - 2 = R$ 600,00
e. Esmeril – 4 = R$ 1.200,00
n) Equipamentos de pintura - 2 = R$ 1.100,00
o) Ferramentas em geral – 4 jogos = R$ 3.600,00.

Total dos Equipamentos da área industrial............................. R$ 139.900,00.
Itens para uso na Área administrativo-financeira e showroom
a) Mesa – 4 = R$ 1.200,00
b) Cadeira – 10 = R$ 1.200,00
c) Computador – 3 = R$ 3.900,00
d) Impressora laser – 1 = R$ 600,00
e) Fax – 1 = R$ 450,00
f) Telefone – 2 = R$ 100,00.
Total de mobiliário.................. R$ 7.450,00.
TOTAL DE EQUIPAMENTOS/MOBILIÁRIO = R$ 147.350,00.
Para a instalação da área de produção/indústria da serralheria o ideal é que o espaço escolhido seja na forma de galpão, o que irá facilitar bastante a distribuição dos ambientes requeridos, tanto na parte da instalação das máquinas para produção quanto à área administrativa, e ainda os espaços destinados ao estoque de matéria-prima e produtos acabados.
A área que se destina ao showroom/comercial pode ser uma sala comercial ou mesmo uma casa adaptada para essa finalidade. Qualquer que seja o ambiente será necessário adequar uma recepção e dispor amostras de peças produzidas para que os clientes possam ter uma primeira noção do trabalho desenvolvido em sua área produtiva.

Observações:
1. Não estão considerados os gastos relativos à aquisição ou reforma do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado.
2. Nos valores acima não está previsto a aquisição de matéria-prima inicial, pois esse gasto irá depender da expectativa de venda da empresa de serralheria.
3. Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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