Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 03, 2011

Como Abrir - Montar uma Confecção de Roupas de Surfe e Skate

Roupas de surfe e skate
Apresentação do Negócio
O setor têxtil brasileiro é considerado um segmento forte da economia, que gera muitos empregos formais e possui alto faturamento. Esse setor pode ser divido em dois grandes segmentos: um voltado para a moda, isto é, vestuário e outro voltado principalmente para produtos do lar, conhecido como cama, mesa e banho. Uma fábrica de roupas da moda surfe e skate se encontram no segmento de vestuário.
O mercado consumidor dos produtos de uma confecção de surfwear e skatewear, também conhecidos como moda praia e urbana, é formado principalmente por homens e mulheres com idade variando entre 12 e 35 anos, porém, não se limitado a eles. Para este público, o importante é a diversificação de estampas, tamanhos e tipos de tecidos que o empresário poderá utilizar como elementos de diferenciação.
O Brasil possui um apelo associado à moda praia e surfwear devido a sua enorme faixa litorânea, que possui uma extensão de 7.367 km de praias. Essa grande extensão sugere um consumo elevado de roupas próprias para esses locais, sugerindo que esta ideia de negócio é bastante promissora.
As perspectivas para o setor têxtil e de confecção são positivas no Brasil, com projeções da ordem de 6% na indústria de transformação, 4% no setor têxtil, 3,7% no de confecção e de geração de mais de 40 mil novos postos de trabalho em 2011. Somente no ano de 2010, a indústria têxtil do Brasil faturou mais de R$ 50 bilhões. A distribuição da produção brasileira aproxima-se do padrão chinês, que é de 65% para o vestuário, 23% para a linha lar e 12% para têxteis industriais. (ABIT, 2010; CONSENZA e ROSA, 2006)
Visto que é um setor em crescimento e que necessita de baixo investimento inicial, isso a depender do tamanho da produção esperada, a confecção de moda praia e urbana se apresenta como um bom negócio no Brasil.
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Roupas de surfe e skate
Mercado
3.1 Mercado Consumidor
O mercado consumidor dos produtos de uma fábrica de roupas para surfe e skate é formado principalmente por homens e mulheres com idade entre 12 e 35 anos, que optam por adquirir tais produtos para definir um estilo próprio. Porém, este consumo não está limitando somente a este perfil, mas a todos os potenciais consumidores do Brasil.
Segundo o Censo IBGE 2010, a população brasileira foi contabilizada em mais de 190 milhões de habitantes. Desse total, cerca de 70% vivem na região litorânea do país e 25% do total possuem idade variando de 15 a 29 anos. Se tomarmos esse quantitativo como sendo o público potencial de uma empresa de surfe e skate, há um total de 33 milhões de consumidores. Porém, nem todos consomem este estilo de roupas ou moda.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, o setor de surfwear no Brasil movimenta em média R$ 2,5 bilhões de reais. Em conjunto com o de streetwear e moda praia, representam cerca de 15% da indústria têxtil.
Segundo Forneck (2007), os maiores mercados consumidores de surfwear no mundo são Estados Unidos, Europa, Austrália, Japão, Brasil e África do Sul.
Com base nos dados apresentados acima, pode-se verificar que o empreendedor que optar por investir numa fábrica de roupas de surfe e skate poderá se sair muito bem, pois o mercado consumidor é bastante ativo e possui tendências de crescimento.
3.2 Concorrência
O mercado concorrencial para a indústria da moda sempre foi considerado acirrado, não sendo diferente para o segmento de surfwear e streetwear.
Há certa dificuldade em localizar o mercado concorrencial, sendo esta uma tarefa para o empreendedor na hora de estruturar o seu negócio. Porém, conforme dados do cadastro do catálogo Surf & Beach Fashion & Business Magazine 2005, existem cerca de 20.000 pontos de venda de surfwear no país, dos quais 13.000 são surfshops. (FORNECK, 2007)
Mesmo apresentando um acirramento da competição, o setor têxtil tem buscado a diferenciação por meio de tecidos e estampas na fabricação de seus produtos. Essa tendência tem se verificado também nos produtos voltados para o segmento da moda surfe, que antes eram comprados por causa de sua utilização e agora são considerados como itens para reforçar um estilo próprio de se vestir ou de uma característica pessoal.
Um aspecto se faz particularmente interessante nesse segmento, e diz respeito à concorrência com produtos importados, pois a origem desses produtos ocorreu no exterior. Até hoje, marcas importadas concorrem diretamente com os produtos nacionais, como a HangLoose, Stanley e Quicksylver.
Há ainda as grandes marcas nacionais como Mormaii, Osklen, Reef, Redley, que se apresentam como grandes concorrentes, inclusive com as importadas.
Nesse sentido, para se investir no negócio e aumentar as vendas, o futuro empresário deverá identificar qual o segmento que quer atingir – baixa, média ou alta renda - e procurar constantemente por diferentes estampas e tipos de tecido para agradar seus clientes e para se diferenciar da concorrência, buscando nicho próprio de mercado.
3.3 Fornecedor
O setor têxtil brasileiro é considerado um dos maiores do Brasil, com forte tendência de crescimento. Conforme a ABIT (2011), o setor investiu mais de US$ 2 bilhões em modernização do parque industrial e assumiu a 5ª posição no ranking mundial de produtores têxteis.
Com base nessa informação, pode-se verificar que o futuro empreendedor que optar por investir na construção de uma fábrica de roupas não encontrará problemas no fornecimento de insumos para o seu negócio.
 
Roupas de surfe e skate
Estrutura
Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de uma fábrica roupas para a moda surfe e skate, porém nenhum é mais relevante do que o empresário ter em mente qual será o tamanho estimado de sua produção. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada.
Contudo, alguns aspectos sempre devem ser levados em consideração, tais como otimização dos espaços, área para ampliação futura e que as instalações higiênicas sejam fora do setor de produção.
Para uma planta de confecções como a aqui proposta deve-se ter uma ampla área para que possa ser efetuado todo o processo produtivo com o cuidado necessário. Espera-se que esta área seja o suficiente para comportar um espaço para o recebimento e manejo inicial dos tecidos para se evitar perdas no processo. Assim, de forma específica, a estrutura compreende um galpão de aproximadamente 500 metros quadrados, dividido em:
• Área para recepção de insumos e estoque;
• Espaço amplo destinado para o processo de fabricação das roupas, de preferência organizado em sequência lógica de acordo com a produção;
• Um espaço para área financeira, administrativa e de pessoal;
• Vestiários e banheiros para homens e mulheres;
• Espaço para vendas e mostruário de produtos.
De preferência o galpão deve ser único para facilitar o processo produtivo, que funciona no modelo de produção em série com etapas bem distintas para cada parte do produto. É importante ter um espaço reservado para embalagem, rotulagem e armazenamento das mercadorias a serem comercializadas.
Leve em conta que todo tipo de atividade que atua no setor têxtil deve possuir um ambiente que preze muito pela segurança dos trabalhadores, visto que os tecidos são altamente inflamáveis e os instrumentos – tesouras, agulhas, etc. – potencialmente perigosos.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, a fim de evitar custos desnecessários e que os materiais de construção sejam facilmente laváveis. 

Roupas de surfe e skate
Pessoal
Nesse tipo de negócio a mão-de-obra deve ser dimensionada de acordo com a estimativa de peças a serem produzidas. O setor de vestuário é bastante sazonal, principalmente no fim do ano, quando a demanda de roupas para moda surfe e skate aumenta bastante.
Mesmo assim, é fundamental que o empresário realize um dimensionamento de seu pessoal para eventuais períodos de maior ou menor demanda e elabore um planejamento de contratação de mão-de-obra temporária, ou mesmo subcontratação de serviços para os períodos de maior movimento.
No caso da empresa aqui apresentada deverão ser contratadas para início da produção cerca de dez profissionais de costura e, no caso de excesso de demanda, contratar outros para fazer frente a esses momentos de alta. O proprietário e outros quatro funcionários serão responsáveis por toda a gestão do negócio, incluindo a parte financeira, comercial e compras de insumos.
De um profissional desta área espera-se além de competência, atualidade profissional, ética, educação, simpatia e cordialidade. Estas qualidades – se não inatas no profissional – podem ser desenvolvidas através da leitura de publicações especializadas, participação em seminários, congressos, cursos e outras formas de aprimoramento. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Como dica, o empresário deve atentar à Convenção Coletiva do Sindicato dos Empregados em
Confecções e Costureiros, ou outro similar, de acordo com a característica específica do negócio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.
Considerando a estrutura sugerida, entende-se que o quadro de funcionários fixos para o início das atividades deve ser na ordem de 15 funcionários, distribuídos conforme abaixo:
Venda e administrativo:
• Um funcionário para atender os clientes e vender os produtos;
• Um funcionário para atuar na área de faturamento, financeiro (caixa e tesouraria) e controle de documentação a ser encaminhada para a área contábil.
• Um funcionário para controle de estoques e insumos para o processo produtivo.
• Um funcionário para departamento pessoal.
• Um gerente de fábrica.
Processo produtivo – corte, costura e arremate:
• Dez costureiras.
Sugere-se para a equipe administrativo-financeira o nível mínimo de graduação e para as costureiras o mínimo de 2º grau e cursos de corte e costura.
Ressalta-se que o empreendedor deverá estar presente tempo integral na empresa, principalmente durante o fechamento do caixa e as atividades de compra de mercadorias e finanças da empresa, pois são nessas áreas que configurará o sucesso de seu empreendimento. Enfim, o empreendedor deverá fazer-se presente integralmente na gestão da empresa.
Independente da dimensão da estrutura e da quantidade de pessoas é interessante estar atualizado no setor, verificar novos produtos e tendências de consumo dos clientes. 

Roupas de surfe e skate
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a implantação do negócio variam em função do porte da empresa. Para o empreendimento aqui mencionado, com 10 funcionários no processo produtivo, os equipamentos necessários são dez máquinas de costura com diferentes propósitos, de acordo com a linha de produção, compostos por mesas e cadeiras para as costureiras. Os equipamentos são:
• 2 máquinas overlock;
• 4 máquinas de costura reta;
• 2 cosideira;
• 2 galoneira.
Equipamentos para a administração do negócio e outras necessidades:
• Computador;
• Softwares;
• Impressora;
• Telefone;
• 10 Mesas para medir e cortar tecidos;
• 3 Cadeiras;
• 4 ferros de passar roupas;
• 4 tábuas de passar roupas;
Ressalta-se que a quantidade de equipamentos deverá ser dimensionada tendo em vista o espaço físico na qual a empresa será estruturada e na produção total esperada ou estimada pelo empreendedor.
O SEBRAE local deverá ser buscado para ajudar o futuro empreendedor a dimensionar corretamente o negócio.

Roupas de surfe e skate
Investimentos
Os investimentos necessários, em média, para uma fábrica de roupas moda surfe e skate estão descritos abaixo.
EQUIPAMENTOS
Reformas e adaptações (incluindo equipamentos de segurança) R$ 10.000,00
10 Mesas para cortar e medir R$3.000,00
10 Cadeiras para costurar R$1.000,00
4 Ferros de passar roupas R$200,00
4 Tábuas de passar roupas R$300,00
Utensílios em geral R$5.000,00
4 Máquinas de costura reta R$6.400,00
2 Máquinas de costura overloque R$2.000,00
2 Máquinas de costura interloque R$3.700,00
2 Caseadeiras e prega botão R$1.600,00
2 Galoneiras R$4.760,00
Insumos R$ 7.500,00
3 Estações de trabalho (mesa + cadeira) R$ 2.250,00
1 Impressora Fiscal R$ 900,00
3 Computadores e impressoras R$ 2.000,00
Mesas, cadeiras, arquivos, prateleiras R$ 10.000,00
TOTAL GERAL R$ 60.610,00
Se o empreendedor optar por uma unidade bem sofisticada, esses valores serão bastante superiores, podendo chegar ao montante de R$ 200.000,00.
Por possuir uma diversidade de preço muito elevada não foi quantificado o preço da construção civil, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade aonde será estruturada a confecção.
Deve-se levar em conta nos investimentos um valor de aproximadamente R$ 2.000,00 para abertura da empresa. E reservar recursos para o capital de giro, que será especificado na próxima seção.  

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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