Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 03, 2011

Como Abrir - Montar um Salão de beleza infantil

Salão de beleza infantil
Apresentação do Negócio
A atividade empresarial relacionada a salão de beleza infantil é um negócio direcionado à beleza e estética que deve ser desenvolvida de forma agradável e prazerosa.

Criança tem comportamento hiperativo! E imagina na hora de cortar o cabelo. É um verdadeiro drama! Tem criança que chora, esperneia, grita e corre só de entrar em um salão de cabeleireiro, com toda aquela gente ruidosa e falante.

No salão de beleza infantil tudo tem que ser diferente. Tudo deve ser planejado para transformar a ida no salão de beleza numa experiência interessante, diferente daquele salão de “gente grande” que a mãe frequenta e que muitas vezes não possui nem mesmo uma cadeirinha adequada para os filhos. Há bem pouco tempo as pessoas não tinham paciência e nem sabiam lidar com crianças, e elas achavam tudo muito chato, principalmente, por ter de esperar pacientemente, imóvel em uma cadeira, escutando papo de gente de grande. Cortar o cabelo passou a ser, também, coisa de criança. Enquanto esperam elas podem se divertir em verdadeiros playgrounds, assistir filmes, jogar videogame e interagir com outras crianças através de jogos variados.

Os salões de beleza infantil oferecem desde um corte básico de cabelo, até chapinha, pintura, penteados para ocasiões especiais e manicure com unhas decoradas.

Este nicho de mercado tem se desenvolvido de forma espantosa nos últimos anos e essa expansão, em grande parte, foi determinada pela experiência, cada vez mais precoce, que as crianças vêm apresentando em relação à vaidade e estética. O culto à beleza e à juventude é uma forte tendência nos dias atuais e as crianças não estão imunes a expor a sua personalidade adotando comportamentos da “turma” e visuais que reforcem as suas preferências. As crianças estão antecipando valores e comportamentos que seriam despertados somente depois de iniciada a fase de adolescência. Muito cedo já possuem celulares, acessam um mundo de informações através da televisão e da internet com alta freqüência, decidem o que querem usar, o que comprar e usam maquiagem ainda crianças. O fato é que as crianças estão indo ao salão de beleza, cada vez mais jovens, não somente para corte de cabelo, mas para chapinha, lavagem, penteados radicais, penteados de princesa, pinturas especiais para participação em festas temáticas nas escolas, em salões de festas e etc.

Uma questão fundamental para o empreendedor é desenvolver um projeto temático, definindo a decoração e a ambientação do salão, totalmente voltada para esse público, levando-se em consideração que esses aspectos e mais a estrutura do salão de beleza são fatores que seduzem esse público-alvo.

É um negócio que exige desempenho profissional de alto nível e sintonizado com as tendências definidas pelos padrões mundiais, uma vez que a facilidade de comunicação quebrou definitivamente as barreiras regionais. Cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, surgem a cada dia, criando novos padrões de desempenho e especializando os serviços.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Salão de beleza infantil
Mercado
O mercado de consumo infantil está em alta, fato confirmado pelos dados coletados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ, demonstrando que as indústrias voltadas para esse segmento em 2010 tiveram um faturamento de R$ 1,528 bilhões. Consultores avaliam que um dos fatores de maior relevância, que tem proporcionado essa expansão, é o uso da propaganda disseminada de forma intensiva nos veículos de massa destinada ao publico infantil. Estudos feitos pela consultoria Multifocus em 2003, indicam que 99% das crianças assistem televisão, 87% ouvem rádio e 34% usariam a internet. Segundo o consultor Alain Guetta da Guetta Franchising “Os anúncios fomentam o consumo infantil de produtos e serviços direcionados para vários nichos de negócios focados nesse público”.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC, na publicação Panorama do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com data de 12/04/2010, o faturamento líquido do setor no período de 1996 a 2009, tem crescido a uma taxa média de 10,9% ao ano, já expurgada a inflação do período. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE informou que o mercado de perfumaria e cosméticos demonstrou crescimento nas vendas de 15,2% em março de 2010, comparado com igual período de 2009. Segundo ainda a Abrinq, o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos e serviços de beleza, sendo o primeiro os Estados Unidos e logo depois o Japão.

De acordo com estudo realizado pela Federação do Comércio de São Paulo - FECOMÉRCIO, o consumo de produtos e serviços das classes C, D e E, deve apresentar o dobro do crescimento esperado para as classes A e B.
Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o segmento de comércio varejista de artigos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançou em janeiro de 2010 um estoque de 72.298 empregos formais, representando uma evolução de 22,9%, relativo a janeiro de 2007.

Este é um mercado de grande potencial a ser explorado, constatados a partir de dados informados pela ABRINQ relativos a 2010, nos quais identifica-se que existem no Brasil aproximadamente 50 milhões de crianças entre 0 e 14 anos, dos quais 24 milhões entre 0 a 6 anos, o que representa inicialmente o tamanho do mercado que se pode explorar. Ainda, se fizer uma pesquisa no Google sobre a palavra “salão de beleza infantil” vão aparecer mais de 571.000 resultados.

Não existem números que demonstrem o tamanho do mercado de salão de beleza infantil e seu potencial, mas os dados citados anteriormente demonstram o crescimento do mercado de beleza, higiene e estética, onde as crianças e os adolescentes participam de forma ativa e crescente. É um segmento que exige competência profissional e percepção de oportunidades. Vale apostar e participar desse crescimento. 

Salão de beleza infantil
Estrutura
A estrutura básica de um salão de beleza infantil deve contar com um conjunto de salas ou ambientes delimitados, preparados para cada tipo de atendimento ou serviço. Sugere-se:

Recepção – Deve ter um balcão de atendimento com equipamentos de informática, que possibilitem o cadastramento dos clientes e o controle dos serviços realizados. Deve contar com telefone para atendimento e contatos diversos. Nesse ambiente as pessoas responsáveis pelo atendimento recebem as crianças e as encaminham para os monitores que as acompanham até a brinquedoteca, para recreação e entretenimento, enquanto aguardam o momento da realização dos serviços. O ambiente deve ser funcional e a decoração agradável e compatível com esse público.

Brinquedoteca – É o ambiente de diversão da garotada. Nesse local vão estar disponíveis os brinquedos, jogos, videogames e etc. Pode ser ambientado como um playground e possuir, também, mesinhas para jogos, cadeiras especiais para videogames, uma sala para TV e vídeos infantis. O empreendedor poderá inspirar-se nas brinquedotecas de shoppings, pois hoje essa solução tornou-se bastante comum, tendo o cuidado de dimensionar os custos e adequar ao porte do seu negócio.

Sala de espera para pais e babás – Deve oferecer comodidade como água, cafezinho, revistas atualizadas, jornais, televisão e musica ambiente. Deve ficar localizada próxima à recepção e com fácil acesso.

Salas de atendimento – Devem ter tamanho suficiente para acomodar os móveis e equipamentos necessários a cada tipo de serviço. Os armários, cadeiras e espelhos devem ser adaptados para proporcionar uma experiência pessoal agradável, com estilo e decoração infantil. A iluminação do ambiente deve ser serena e agradável, proporcionando tranquilidade, tanto aos clientes, quanto aos empregados. Da mesma forma, a cor das paredes e do piso deve ser discreta. O ambiente deve ser arejado e a temperatura agradável, se necessário, instalar aparelhos condicionadores de ar.

Banheiros– Devem estar próximos das áreas de atendimento e contar com adaptações para a utilização pelas crianças.

Estacionamento - É muito importante que haja espaço para estacionamento, ou convênio com estacionamentos próximos, o que pode traduzir-se em diferencial favorável ao negócio.

O salão de beleza infantil necessita de uma área mínima de 100 m2. 

Salão de beleza infantil
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um salão de beleza infantil de pequeno porte pode-se começar com 09 empregados, distribuídos da seguinte forma:
- um atendente;
- três cabeleireiros;
- um profissional maquiador, esteticista facial para pequenos tratamentos de pele;
- um profissional de manicure e pedicure;
- dois monitores;
- um auxiliar de serviços gerais.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser norteadoras do processo de seleção e contratação:

Atendente - esse deve ser um profissional-chave na empresa, pois a ele caberá o primeiro contato com os clientes para levantamento das necessidades e identificação do serviço a ser realizado, registrando a demanda do cliente, que subsidiará a elaboração do orçamento e proposta. Esse profissional deve ter facilidade de comunicação, boa postura pessoal, ser capaz de dispensar atendimento de excelência ao cliente, gerar confiança e conduzir o processo de venda.

Esteticista e maquiador -  além do comportamento de consultor em cosméticos, esse profissional precisa ser flexível, criativo e deve gostar de crianças. Deve apresentar conhecimentos de cosmetologia. É desejável que possua curso técnico em estética e cosmetologia.

Cabeleireiro – deve conhecer a tipologia e os processos de corte e embelezamento dos cabelos e a tecnologia dos produtos que serão utilizados, ser atencioso, criativo, paciente e ter flexibilidade. Deve ganhar a confiança dos pequenos clientes e das mães.

Profissional de manicure e pedicure – deve ter conhecimentos da função, ser habilidoso com trabalhos manuais, respeitar os critérios de higiene e estética da profissão,ter boa visão e concentração, ser detalhista, paciente e criativo.

Monitor - deve ter experiência em lidar com crianças, desde as menores até as pré-adolescentes, conhecer as características de cada brinquedo, jogos, etc. e sua aplicabilidade, conhecer técnicas de sociabilização, ter atitude ética, criatividade, agilidade, percepção, bom humor, alegria, vitalidade e saber impor disciplina quando necessário.

Auxiliar de serviços gerais -  deve manter o ambiente limpo e higienizado, além de demonstrar interesse e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados.

O atendimento ao público infantil merece uma maior atenção de todos os empregados do salão de beleza. Exige muita atenção e concentração. É necessário, constantemente, estar acompanhando as atividades que as crianças estão desenvolvendo, e não deixá-las sem acompanhamento, especialmente as de menor idade.

O padrão do vestuário dos empregados do salão de beleza é fundamental na fixação da marca. É necessário que todos os empregados estejam uniformizados, em cores alegres, e com motivos infantis, além de manterem uma aparência impecável de limpeza e higiene.

Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa deve ser preocupação permanente do empreendedor.

O empresário deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Beleza e Estética, ou outro similar, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

Salão de beleza infantil
Equipamentos
A definição do porte do empreendimento e do público-alvo a ser atendido é fundamental para a aquisição dos equipamentos. A seguir apresenta-se um conjunto de equipamentos, móveis e máquinas para um negócio de pequeno porte.
- microcomputador completo 1 – R$ 998,00;
- impressora multifuncional 1 – R$ 229,00;
- telefone 5 – R$ 350,00;
- mesas 1 – R$ 530,00;
- cadeiras 2 – R$ 704,00;
- armário para o escritório 1 – R$ 1.494,00;
- máquina ECF 1- R$ 1.250,00;
- alarmes 1 – R$ 150,00;
- sofá 3x2 2 – R$ 3.358,00;
- cadeira para recepção de 1 lugar 4 – R$ 1.977,84;
- mesa de centro 1 – R$ 725,33;
- porta revista 1 – R$ 320,00;
- suporte de parede para TV 3 - R$ 600,00;
- aparelho de TV LCD 3 – R$ 4.497,00;
- aparelho de DVD 3 – R$ 687,00;
- frigobar 1 – R$ 679,00;
- maca para estética 1 – R$ 1.285,00;
- balcão para atendimento 1 – R$ 1.455,24;
- balcão para exposição 3 – R$ 1.350,00;
- display promocional 5 – R$ 840,00;
- cadeiras para corte 3 – R$ 4.770,90;
- carrinhos de apoio para secador, escovas, etc 3 – R$ 1.497,00;
- mesa de manicure 1 – R$ 729,00;
- carrinho auxiliar para manicure 1 – R$ 147,80;
- cadeira de manicure e pedicure 1 – R$ 790,00;
- lavatórios para cabelos 2 – R$ 1.918,00;
- cama de massagem 1 – R$ 765,00;
- estufa 1 – R$ 318,00;
- secador para cabelos com tripé 1 – R$ 720,00;
- aparelhos de ar condicionado split 12.000 btus 03 – R$ 3.297,00;
- sistema de som ambiente 1 – R$ 498,00;
- utensílios descartáveis diversos – incluindo batas, jalecos, lençóis, travesseiros, toucas, luvas, etc 3 – R$ 260,00;
- utensílios de trabalho: tesouras, escovas, pentes, alicates, bacias, toalhas, chapinhas, secadores de cabelo, escova modeladora, depiladores 3 – R$ 600,00;
- mesinhas com cadeiras para brinquedos e desenhos 4 – R$ 519,60;
- balanço duplo 2 – R$ 1.200,00;
- brinquedo toca mágica 2 – R$ 259,80;
- cama elástica 1 – R$ 1.499,90;
- poltrona para jogar vídeo game 2 – R$ 958,00;
- vídeo game nintendo Wi 2 – R$ 1.358,00;
- vídeo game portátil playstation 3 – R$ 1.800,00;
- jogos de montar, tabuleiros, quebra cabeças, etc – R$ 800,00.

Total dos móveis e equipamentos: R$ 48.085,41.

Fontes:
http://www.alloramoveis.com.br/detalhes_moveis.asp?prod=cadeira-para-cabeleireiro-infantil&id=16
www.walmart.com.br
www.officemoveis.com.br
www.belezastore.com.br
www.idc.g3whost.com/~cosmetic/loja/index.php
www.allperfurmes.com.br\loja
www.fisiomed.com.br
www.webcadeiras.com.br
www.ponto5prateleiras.com.br
www.dbclean.com.br
www.magazineluiza.com.br


Salão de beleza infantil
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para um salão de beleza infantil o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 118.585,41 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Construção e reforma de instalações – R$ 40.000,00;
- Móveis e equipamentos – R$ 48.085,41;
- Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00;
- Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 27.000,00. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Asa Loan disse...

ASA empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com