Como Abrir um Negócio

quarta-feira, novembro 16, 2011

Como Abrir - Montar um Salão para festas infantis

Salão para festas infantis
Apresentação do Negócio
A atividade empresarial relacionada à empresa de salão de festas infantis é um negócio direcionado ao sonho e à fantasia.

As festas infantis atuais estão longe daquelas que apresentavam um bolinho com velinhas e alguns balões coloridos amarrados com barbante. Antigamente as festinhas eram realizadas na própria sala da casa, no quintal ou no salão de festas do prédio. Os pais se estressavam para produzir o momento especial do pequeno astronauta, ou da branca de neve enternecida. Os vizinhos e os parentes ajudavam enquanto um amigo mais próximo registrava os principais momentos da festa na sua máquina fotográfica doméstica. Agora estão cada vez mais sofisticadas. São verdadeiras superproduções com efeitos especiais, surpresas, salão de beleza, quantidade fabulosa de balões formando cascatas, moinhos, animais e árvores.

Podem ser realizadas em salões de festas especialmente estruturados para surpreender a criançada. A festa pode contar com gelo seco, canhões de laser, flocos de neve, luz neón, cenários cada vez mais fantásticos, mesas giratórias, toalhas iluminadas, bonecos animados, personagens infantis em tamanho natural, brinquedos eletrônicos e até um miniparque de diversões. Na busca da fantasia vale até uma viagem interplanetária, feita através de um túnel que simula um passeio pelo espaço. Conhecido como vertigo, que significa vertigem, simula um espaço sem gravidade onde se tem a sensação de estar flutuando, e até perder um pouco o equilíbrio.

Algumas casas especializadas se encarregam da organização de todos os detalhes, mas a atividade exige a participação de vários profissionais terceirizados, como: decoradores com balões e temas infantis, salgadeiras, doceiras, garçons, copeiros, recreadores, fotógrafos e animadores.

Realizar festas infantis envolve uma série de itens e uma quantidade muito grande de fornecedores, que passa pelo tema do momento, a produção da roupa do dono da festa, a criatividade do convite, a filmagem dos momentos que marcarão para sempre a memória dos convidados, a superprodução do ambiente, a escolha das musicas, as atividades de recreação e entetenimento dos convidados e as guloseimas que serão servidas. Festas dessa natureza exigem um planejamento detalhado para que nada seja esquecido, pois se for mal executada corre-se o risco de transformar o sonho de uma criança em um pesadelo. Logo, o planejamento deve ser realizado de forma compartilhada com os pais e com a criança, e a execução deve ser impecável. É importante ter contato antecipado com todos os profissionais que prestarão serviço no decorrer da festa, para que o planejamento transcorra da forma mais natural possível, especialmente, quanto ao momento que cada profissional vai estar na festa, o espaço que será utilizado, a instalação dos equipamentos e etc.

No segmento de festas infantis há uma tendência de utilização de cenários temáticos, que incorporam na estrutura e decoração temas do momento, como: aventura espacial, fundo do mar, temas da Disney, piratas, contos de fadas, desenhos animados, personagens do cinema como Harry Potter, Indiana Jones, etc.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Salão para festas infantis
Mercado
O mercado de consumo infantil está em alta, fato confirmado pelos dados coletados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ, demonstrando que as indústrias voltadas para esse segmento em 2010 tiveram um faturamento de R$ 1,528 bilhões. Consultores avaliam que um dos fatores mais relevantes para essa expansão é o uso da propaganda, disseminada de forma intensiva nos veículos de massa destinada ao publico infantil. Estudos feitos pela consultoria Multifocus em 2003, indicam que 99% das crianças assistem televisão, 87% ouvem rádio e 34% usariam a internet. Segundo o consultor Alain Guetta da Guetta Franchising “Os anúncios fomentam o consumo infantil de produtos e serviços direcionados para vários nichos de negócios focados nesse público”.

De acordo com informações divulgadas em reportagem exibida no Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, edição do dia 21/03/2009, o Brasil possui cerca de 1,1 mil empresas que promovem festas infantis, movimentando valores em torno de R$ 500 milhões.

O mercado de festas infantis fomenta um amplo número de segmentos especializados: buffets, decoração, recreação, oficinas, cabeleireiros e camarins, personagens, locação de brinquedos, shows, fotografia e filmagem, lembrancinhas e convites. Por envolver um numero muito grande de empresas e profissionais o segmento é grande gerador de trabalho e renda.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o segmento de atividades de recreação e lazer alcançou em janeiro de 2010 um estoque de 41.707 empregos formais.

De acordo com estudo realizado pela Federação do Comércio de São Paulo - Fecomércio, o consumo de produtos e serviços das classes C, D e E deve apresentar o dobro do crescimento esperado para as classes A e B.

Este é um mercado de grande potencial a ser explorado, constatados a partir de dados informados pela Abrinq relativos a 2010, nos quais identifica que existem no Brasil aproximadamente 50 milhões de crianças entre 0 e 14 anos, dos quais 24 milhões entre 0 a 6 anos, o que representa inicialmente o tamanho do mercado que se pode explorar. 
 
Salão para festas infantis
Estrutura
O salão de festas infantis deve contar com uma estrutura básica e funcional que proporcione o atendimento de ótima qualidade aos serviços que serão ofertados. Sugere-se:

Saguão para recepção dos convidados – área livre, com espaço amplo e arejado, para que os pais e crianças recepcionem os seus convidados. Esse espaço exige uma decoração mais sóbria, mas é possível encontrar alguns arranjos e o cercado para guardar os presentes.

Salão de festa – Área mais extensa onde a festa irá ocorrer na maior parte do tempo, dedicada para os convidados em geral. Nesse ambiente se localizam as mesas e cadeiras para os convidados. É muito importante dispor de amplo espaço para circulação das pessoas e dos profissionais que estarão servindo e proporcionando entretenimento aos convidados.

É necessário também um mini-palco com iluminação especial para a apresentação dos palhaços, personagens e monitores.

Os espaços laterais são reservados para a instalação das mesas de apoio, para os docinhos e guloseimas, bolo de aniversário (se for o caso), pratos quentes e frios para o jantar ou almoço, lembrancinhas do aniversário, etc.

O salão principal deve estar equipado e decorado de acordo com o tema do evento.

Sala de Brinquedos – é o ambiente de diversão livre da garotada, onde vão estar disponíveis os brinquedos, jogos, videogames, mini-quadra de futebol/basquete, etc. Deve ser ambientado como um playground, com mesinhas para jogos, cadeiras especiais para videogames e um ambiente para vídeos infantis. È muito interessante e um item muito sedutor para a criançada, compor o ambiente com uma sala equipada com iluminação e sonorização apropriada para a realização de baladas - (a critério do empreendedor).

Cozinha – A cozinha é um espaço pequeno, já que grande parte dos alimentos consumidos é produzida em outro ambiente. Será equipada de acordo com a estrutura do evento, entretanto alguns equipamentos são utilizados permanentemente e devem estar previamente distribuídos no espaço, de forma a contemplar a funcionalidade e a circulação dos profissionais que a vão utilizar, como a bancada, freezer e fogão industrial.

Banheiros e fraldário – Devem estar próximos ao salão de festas, mas escondidos através de arranjos florais ou de elementos arquitetônicos projetados para esse fim e serem suficientes para o fluxo de pessoas que freqüenta o salão de festas.

Vestiários para a equipe de apoio – devem estar localizados em área isolada do salão de festa para que o fluxo de pessoas não seja percebido pelos convidados.

Sala de estoque - o material e os insumos de uso devem ser estocados em lugar limpo e arejado, organizados em prateleiras, observando o prazo de validade e a integridade das embalagens. Deve-se tomar todo o cuidado necessário para que o material fique livre de umidade e não corra nenhum risco de contato com insetos e/ou roedores.

Escritório de Administração - Pequeno espaço destinado às atividades de compra e relacionamento com fornecedores, controle de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

Estacionamento - É muito importante que haja espaço para estacionamento, ou convênio com estacionamentos próximos, o que pode traduzir-se em diferencial favorável ao negócio.

Por decisão do empreendedor o espaço poderá contar com área externa para possibilitar a instalação de camas elásticas, brinquedos infláveis de maior porte, como: castelos, escorregadores, tobogãs e etc.

A área mínima necessária para a instalação de um salão para festas infantis fica em torno de 200 m2.  

Salão para festas infantis
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. O normal é o empreendedor ter uma estrutura de pessoal fixa pequena e contratar os profissionais por serviço prestado ou de forma terceirizada. Um salão para festas infantis de pequeno porte pode começar com 02 empregados, distribuídos da seguinte forma:
- um contato comercial;
- um auxiliar de serviços gerais.
Para isso o empreendedor deverá ter participação ativa na gestão do pequeno negócio.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser norteadoras do processo de seleção e contratação:
Contato comercial: deve ser um profissional-chave na empresa, pois a ele caberá o primeiro contato com os clientes para levantamento das necessidades e identificação do pacote de serviços que será ofertado, elaborando o orçamento e negociando a proposta comercial. Esse profissional deve ter facilidade de comunicação, boa postura pessoal, ser capaz de dispensar atendimento de excelência ao cliente, gerar confiança e realizar o processo de venda.
Auxiliar de serviços gerais: deve ter conhecimento e habilidade para manusear e montar os principais brinquedos que serão utilizados, manter o ambiente limpo e higienizado, além de demonstrar interesse e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados.

Os artistas e animadores mais requisitados e contratados sob demanda são:
- mágicos;
- contadores de histórias;
- palhaços;
- malabaristas;
- equilibristas;
- contorcionistas;
- recreadores;
- cantores;
- cantores;
- maquiadores;
- atores;
- teatro de fantoches;
- teatro de personagens infantis;
- caricaturista;
- adestradores de animais;
- DJs.

O papel desses profissionais é muito importante, porque cabe a eles manter a criançada ligada nas atrações que foram programadas para a festa, por isso devem seguir a programação de atividades recreativas que foi planejada com bastante espontaneidade e entusiasmo, evitando pausas e intervalos que fazem com que o público direcione o seu interesse para outras questões. Algumas características são fundamentais para o sucesso da festa, tais como: humor, criatividade, capacidade de improviso, dinamismo, animação, agilidade, versatilidade para lidar com situações diferentes e ter afinidade com crianças de qualquer idade.

Outros profissionais que o mercado dispõe para contratações por evento:
- garçons;
- auxiliares de garçons;
- recepcionistas;
- seguranças;
- fotógrafos;
- decoradores;
- profissionais para instalação de luz e som;
- auxiliares de manutenção;
- profissionais de cozinha.

É aconselhável estabelecer parcerias com fotógrafos e especialistas em filmagens, para trabalhos complementares ao negócio de salão de festas infantis.

Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Empregados no Comércio, ou outro similar, de acordo com a característica específica do negócio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado. 
 
Salão para festas infantis
Equipamentos
A definição do porte do empreendimento e do público-alvo é fundamental para a aquisição dos equipamentos. A seguir apresenta-se um conjunto de equipamentos, móveis e máquinas para um negócio de pequeno porte.
- microcomputador completo 1 – R$ 998,00;
- impressora multifuncional 1 – R$ 229,00;
- telefone 2 – R$ 140,00;
- mesas 1 – R$ 530,00;
- cadeiras 2 – R$ 704,00;
- armário para o escritório 1 – R$ 1.494,00;
- máquina ECF 1- R$ 1.250,00;
- alarmes 1 – R$ 150,00;
- aparelhos de ar condicionado split 12.000 btus 05 – R$ 7.326,00;
- freezer de 519 litros 5 – R$ 1.599,00;
- fogão industrial 1 – R$ 1.399,00;
- utensílios (vasilhames, bandejas, copos, talheres, louças, toalhas, guardanapos, uniformes) – R$ 1.800,00;
- bancada de inox 1 – R$ 1.300,00;
- estantes 7 – R$ 7.000,00;
- equipamento de Som – R$ 22.000,00;
- mesas 200 – R$ 13.580,00;
- cadeiras 1.000 - R$ 32.900,00;
- cama elástica 1 – R$ 1.499,90;
- piscina de bolinhas 1 – R$ 1.788,00;
- balanço duplo 2 – R$ 1.200,00;
- arena de esportes inflável 1 – R$ 1.999,00;
- pebolim 1 – R$ 419,00;
- mini castelinho pula-pula 1 – R$ 1.079,10;
- tobogã inflável 1 – R$ 9.067,50;
- futebol de sabão 1 – R$ 8.010,00;
- casa de bonecas 1 – R$B 2.060,00;
- mesa de tênis de mesas 1 – R$ 599,00;
- trenzinho 1 – R$ 1.566,00;
- túnel lúdico 1 – R$ 1.513,00;
- vídeo game Nitendo Wi 2 – R$ 1.358,00;
- brinquedo toca mágica 2 – R$ 259,80;
- suporte de parede para TV 2 - R$ 400,00;
- aparelho de TV LCD 2 – R$ 2.998,00;
- aparelho de DVD 1 – R$ 229,00;
- mesinhas com cadeiras para brinquedos e desenhos 4 – R$ 519,60;
- jogos de montar, tabuleiro e quebra cabeças, etc. – R$ 800,00;
- veículo utilitário usado – a critério do empreendedor 1 – R$ 24.000,00.

Total dos móveis e equipamentos: R$ 155.763,40.

A aquisição dos brinquedos deve ser criteriosa, já que alguns chegam a custar mais de R$ 100 mil, porém de acordo com a temática da festa, o empreendedor poderá alugar em lojas especializadas os brinquedos eletrônicos que farão com que a festa seja um sucesso total.

Fontes:
www.walmart.com.br
www.officemoveis.com.br
www.magazineluiza.com.br
www.superbrinquedos.com.br
www.decorlazer.com.br  

 
Salão para festas infantis
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para um salão para festas infantis o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 219.263,40 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Construção e reforma de instalações – R$ 25.000,00;
- Móveis e equipamentos – R$ 155.763,40;
- Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00;
- Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 35.000,00.

O empreendedor poderá reduzir o valor do investimento total, na medida em que selecionar os itens que deverão compor o seu negócio. Nesse valor estão incluídos todos os componentes relacionados no tópico Equipamentos. O valor estimado para reforma contempla serviços básicos de preparação de um espaço para acomodar um salão de festas infantis. Na medida em que o empresário decidir por serviços de acabamento mais sofisticados esse valor será ampliado. A definição do investimento total requer estudos elaborados por profissionais capazes de dimensionar o custo dos serviços, dos móveis, equipamentos e demais componentes, com base em projeto específico que leve em consideração as escolhas do empresário. 
 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: