Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 06, 2008

Como Abrir - Montar uma Pastelaria

Apresentação do Negócio
O pastel é um alimento simples, barato, gostoso e popular. Quente, sequinho, crocante e cheio de recheio, conquistou de vez a preferência nacional. Junto com o caldo de cana, tornou-se uma dupla imbatível no gosto dos brasileiros, como opção de alimentação rápida e barata.

A história da introdução do pastel nos hábitos alimentares da população brasileira é divergente. Registros dão conta de que os jesuítas, acompanhando os portugueses até o oriente, copiaram a receita do pastel dos chineses e apenas adaptaram a massa, usando ovo ao invés de arroz (produto mais consumido na sua cultura), que agradaria mais ao paladar do povo, e rechearam com amêndoas. Contudo, este tipo de pastel não se tornou popular no Brasil, mas em Portugal, até os dias atuais, “pastelaria” tem o mesmo significado que “doceria”, pois os pastéis portugueses são de sabores doces.

O pastel que conhecemos, na realidade, é um produto tipicamente brasileiro, cuja origem acredita-se ser uma derivação do tradicional "rolinho primavera", da culinária chinesa. Sua introdução se deu através daqueles imigrantes, que tiveram de adaptar-se às matérias-primas disponíveis no Brasil. Contudo, sua popularização na cultura do brasileiro, veio através das mãos dos imigrantes japoneses que, por ocasião da II Guerra Mundial, vieram a abrir diversas pastelarias no intuito de se passarem por imigrantes chineses, livrando-se dessa forma, da discriminação que havia na época, contra os oriundos dos países do Eixo Alemanha-Itália-Japão. Os princípios de manipulação e processamento de alimentos da culinária japonesa, foram introduzidos nas pastelarias que, ao final, tornou-se um grande negócio dentro da colônia, ao mesmo tempo em que os pastéis ganhavam o gosto popular, por serem produtos saborosos, de rápido consumo e principalmente baratos.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Um comentário:

Tânia Sampaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.