Como Abrir um Negócio

terça-feira, novembro 04, 2008

Como Abrir - Montar uma Marchetaria

Apresentação do Negócio
Marchetaria vem do francês ,“marqueter”, que significa embutir e é um artesanato que nasceu antes das artes e continua vivo desde então, reunindo utilidade e beleza. Fruto da mente e obra das mãos, o artesanato é ponte entre a herança coletiva e o gosto individual, a cultura e o estilo, sem abrir mão de sua essência serviçal.
Marchetaria é a arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, pedras, plásticos, madrepérola, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira.
Os primeiros registros conhecidos sobre o surgimento da Marchetaria remontam aproximadamente 350 a. C., com as incrustações em mármore que foram encontrados em Halicarnasso, no Palácio do Rei Mausole.
Com o passar do tempo, a Marchetaria entra em uma fase de relativa decadência, sendo que tal arte fora mantida por não mais do que uma centena de artistas, ressurgindo, porém com o advento da “Art Nouveau”; aparecem então os motivos estilizados tais como: flores, pássaros, borboletas, insetos, etc.
Atualmente existem na Europa, América do Norte e Austrália muitos ateliês de Marchetaria e associações de marcheteiros dispostos a não somente manter as antigas tradições da Arte em Madeira com refinadas criações artísticas de caráter contemporâneo, mas também a restauração de obras antigas. Ao longo do ano são realizadas várias exposições e há um mercado já consolidado neste campo.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: