Como Abrir um Negócio

terça-feira, novembro 04, 2008

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas infantis e infanto-juvenis

Loja de roupas infantis e infanto-juvenis
Apresentação do Negócio
Na antiguidade, nos primeiros anos de vida, as crianças eram vestidas com faixas que envolviam todo o corpo. A função da faixa era aquecer o corpo e sustentar a coluna. De um a cinco anos de idade usavam túnicas simples com aberturas nas laterais que tinham função de facilitar o movimento das pernas. Segundo Regina Di Marco  não existia diferença entre roupas de meninos e meninas nem variedade de cores, eram pretas, vermelhas ou marrons.
No final de 1500, os costumes mudaram e foi criada uma saia longa, corpete e avental tanto para meninas quanto para meninos. “O costume de vestir os pequenos com vestidos ou saiotes, sem qualquer distinção de sexo, manteve-se até os primeiros anos de 1800.”(DI MARCO, Regina)
Quando completavam cinco anos as crianças eram vestidas como adultos em miniatura. Tal qual os pais, as meninas vestiam-se com saiotes, corpetes e rendas e os meninos com calças e camisas acompanhando a moda da época. Entretanto esta era a realidade apenas da burguesia, as demais classes sociais vestiam-se como podiam, geralmente com túnicas largas amarradas na cintura com um cordão.
Em meados de 1762, Jean Jacques Rousseau revolucionou o vestuário infantil quando propôs a adoção de modelos de roupas que dessem mais liberdade às crianças. A proposta de Rousseau obteve apoio de educadores, médicos e filósofos da época e com passar do tempo influenciou a adoção de tecidos mais leves, mais claros e a eliminação das saias armadas. Mesmo com tentativas de mudança, foi só a partir do século XX que o conceito de roupas mais adequadas às crianças, confortáveis, leves e práticas, foi definitivamente levado a sério.
Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas infantis e infanto-juvenis
Mercado
Segundo a Associação Brasileira do Vestuário – ABRAVEST, as micro e pequenas empresas representam 90% do segmento de vestuário no Brasil. A produção de roupa infantil supera a de roupas masculinas em 3%. 
O mercado de roupas infantis cresce em média 6% ao ano. Em 2008 o setor foi responsável por 15% do faturamento total do segmento de vestuário, o equivalente a US$ 4,5 bilhões.
“Pesquisa do Provar-USP (Programa de Administração em Varejo) com 396 pais de crianças na cidade de São Paulo, mostra que 98,7% compram roupas para seus filhos uma vez por mês. Para fazer bons negócios, não é preciso ter uma etiqueta conhecida: a marca foi considerada importante por apenas 1,3% dos entrevistados.” (Folha de S. Paulo)
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região, em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis.
Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes; comparar as características dos potenciais clientes. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
Oportunidades
Crianças estão em constante crescimento gerando necessidade nos pais de comprar roupas com certa frequencia;
No Brasil existem 17 milhões de pessoas entre 0 e 14 anos, representando uma alta demanda para este segmento;(SEBRAE –SC).
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.

Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaça:
Excesso de concorrência;

Loja de roupas infantis e infanto-juvenis
Estrutura
A área mínima necessária para uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis é de aproximadamente 30m² sendo necessários para o atendimento, um vendedor (a) e um responsável pelo caixa e pela loja em geral, que pode ser o proprietário.
É possível usar o próprio espaço da loja como escritório. O balcão de atendimento pode ser projetado para funcionar como caixa, espaço para pacotes e escritório, desde que de maneira organizada e que não prejudique o atendimento. Vale ressaltar que em caso de se optar pela instalação da loja em centros comerciais ou shoppings não é necessário banheiro no interior da loja.
Expositores e acessórios para a loja:
Equipamentos :
Araras
Armários
Assentos
Balcão
Balcão com gavetas para estoque
Computador
Espelhos
Impressora Fiscal
Manequins
Provadores
Pufs
Telefone/fax
Vitrine
Quando se trata de produtos para crianças é importante a criação de um “cenário” que tenha relação com o universo infantil, optando por cores alegres e por outros recursos de decoração que cumpram este papel. São necessários no mínimo dois provadores com espaço suficiente para a criança e o adulto acompanhante. O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.
Uma boa decoração favorece o produto e atrai o cliente, principalmente quando o assunto é moda. Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma estética favorável.
Além da estética e da decoração, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais. 

Loja de roupas infantis e infanto-juvenis
Pessoal
O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das micro e pequenas empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta.
De acordo com empreendedores do ramo, para começar, em uma loja de 30m², bastam um(a) funcionário(a) com as funções de vendedora e um responsável pelo caixa e pela loja em geral que pode ser o proprietário.
As responsabilidades das pessoas que irão trabalhar na Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis podem ser divididas da seguinte forma:
Pessoa responsável pelo caixa e pela loja em geralAtendimento ao cliente
Caixa
Compras
Gestão do negócio
Vendedor Atendimento ao cliente
Manutenção da limpeza da loja
Organização da loja
Reposição de mercadoria
É preciso ficar atento para a escolha do local, pois se a loja estiver dentro de um shopping é preciso prever mais um vendedor para atender nos dois turnos de funcionamento. A seleção deve ser criteriosa para analisar se os futuros funcionários têm o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções. Além de demonstrarem capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias aos profissionais são:
Vendedor(a)Boa dicção;
Conhecimento do ramo;
Conhecimento técnico, pois além de atuar como vendedor ele é um consultor de modas;
Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
Tato para lidar com crianças;
Responsável pelo caixa e pela loja em geral.Boa capacidade administrativa para gerir o empreendimento;
Boa capacidade para lidar com números e equipamentos relacionados ao pagamento;
Conhecimento técnico;
Cortesia e educação para com clientes, fornecedores e funcionários;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima. O piso salarial dos empregados de uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis geralmente é regulado pelos Sindicatos dos Lojistas do Comércio ou Sindicato do Comércio Varejista. A partir do piso salarial estabelecido pelo sindicato, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Ao adotar uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
recrutamento e seleção;
treinamento de novos funcionários;
custos com demissões.

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas infantis e infanto-juvenis
Equipamentos
Para estruturar a loja serão necessários os seguintes equipamentos:
Exposição
Balcões;
Expositores;
Painéis canaletados com cabides e prateleiras;
Vitrine para exposição dos produtos.
Estoque:As peças para substituição podem ser guardadas num móvel com gavetas feito sob medida, localizado abaixo das araras; Esta opção otimiza o espaço e facilita a reposição.
Pagamento  embalagem e escritórioArmários para embalagens
Balcão ou armário para suporte
Balcão projetado para organizar documentos administrativos e comportar equipamentos necessários ao caixa;
Computador;
Impressora Fiscal;
Telefone/fax.
TecnologiaO empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a loja está instalada.

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas infantis e infanto-juvenis
Investimentos
Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Loja de Roupas Infantis e Infanto- Juvenis, dentre elas:
Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio; 
Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma;
Equipamentos: optar por equipamentos novos ou usados, equipamentos mais simples ou mais sofisticados.
Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
Considerando uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis instalada numa área de 30m² com equipamentos básicos, é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 169.510,00 (cento e sessenta e nove mil e quinhentos e dez reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
Reforma do local: R$ 30.000,00
Aluguel: R$ 3.500,00
Mobiliário: R$ 20.000,00
Divulgação: R$ 5.000,00
Sacolas e embalagens: R$ 2.500,00
Telefone/fax, microcomputador e impressora: R$ 1.600,00
Estoque inicial: R$ 60.000,00
Capital de giro: R$ 15.410,00


Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: