Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 06, 2008

Como Admitir um Empregado? Como Fazer um Processo de Seleção de Empregados?

Profissionalização dos funcionários

Fonte: Sebrae SP

Profissionalização intelectual, psicológica e motivacional de funcionários

De um modo geral, um trabalhador não chega à empresa convenientemente preparado para exercer a função para a qual foi contratado. A maioria dos funcionários trabalha com o que aprendeu na própria empresa, que deve investir na profissionalização não só intelectual, mas também psicológica e motivacional, como forma de aumentar a produtividade.
Os trabalhadores são a base de sustentação de qualquer empresa. Se não são devidamente preparados, é necessário tomar algumas atitudes urgentes, pois o despreparo poderá prejudicar em muito a qualidade do trabalho e acarretar em uma imagem negativa da empresa, além de aumentar significativamente os custos. A profissionalização relaciona-se com quatro grandes aspectos:- A seleção dos funcionários.- A motivação para o desenvolvimento.- O ambiente de trabalho.- O treinamento das pessoas.

Processo de Seleção

Essa atividade é de suma importância para montar um quadro de pessoal qualificado, profissional e comprometido com a empresa. De preferência, o próprio dono deve fazer a entrevista com o candidato. Deverá ser avaliado se o conhecimento e a experiência dele preenchem as condições mínimas que a função exige. É importante conhecer os antecedentes e pedir referências nos últimos empregos do candidato. Uma boa seleção para melhorar o nível geral dos funcionários da empresa deve ser lógica e racional, evitando envolvimentos emocionais ou de amizades. Contratar familiares e parentes pode ser um mal – esse mal está no risco de admitir pessoas não preparadas e não profissionais. Nos casos de contratação de funcionários para cargos-chave, é necessário lembrar da existência de empresas especializadas que podem auxiliar sobremaneira e assim reduzir a possibilidade de erro.

Motivação

É preciso manter contato. Alguns empresários se afastam, evitando o contato com sua equipe, e essa atitude desagrega o grupo. As pessoas precisam sentir seu líder por perto, não como um cobrador incessante, mas como um motivador poderoso. A valorização das realizações é importante, assim como os elogios. O bom desempenho sempre merece destaque. A não-restrição de elogios a quaisquer funcionários reflete na auto-estima de todo o grupo. Outra forma interessante de motivar os funcionários é estimulando a disputa saudável. Vale estabelecer metas, mostrar que outros já conseguiram, incentivá-los a superarem seus limites. A partir disso, eles precisarão de retornos, que deverão ser dados, mesmo que negativos. Assim, eles se sentirão considerados, e o nível de motivação será mantido. Por fim, vale ressaltar que pequenas atitudes têm, muitas vezes, um grande significado para o ser humano do ponto de vista motivacional. Um cartão de aniversário assinado por todos, uma mensagem pessoal e pequenos brindes podem ajudae a criar um clima positivo para o trabalho.

Ambiente de trabalho

Boas condições de trabalho e ambiente agradável melhoram o desempenho de todos os que compõem o grupo. Porém, além do básico (higiene, limpeza, segurança, instrumentos de trabalho etc.) é preciso preocupar-se com outras questões:– O grau de satisfação com que os subordinados estão desempenhando suas funções;– A manutenção da disciplina - a correção de comportamento indesejável deve ser resolvida por meio de disciplina e não de punição, e aplicada independentemente do cargo que o funcionário ocupe;– Conscientização de todos sobre a melhoria das condições do ambiente de trabalho. É importante a participação de todos na implantação de mudanças e melhorias.

Treinamento de pessoal

O processo educacional deve ser aplicado sistematicamente, para que as pessoas desenvolvam suas habilidades e seja reduzida, assim, a incidência de problemas decorrentes do despreparo. Conseqüentemente, isso aumentará o rendimento no trabalho. Treinamentos podem ser dados no dia-a-dia, por meio de troca de experiência, ou por meio de entidades de apoio empresarial, como SENAI, SENAC e o SEBRAE, entre outros. Os objetivos do treinamento devem ser:– Preparar para a execução imediata de tarefas peculiares à empresa;– Proporcionar oportunidade de desenvolvimento contínuo, possibilitando o crescimento das pessoas na empresa;– Criar um clima satisfatório entre todos, tornando-os mais receptivos à disciplina, à criatividade, à produtividade e à qualidade.

Nenhum comentário: