Como Abrir um Negócio

segunda-feira, novembro 03, 2008

Como Abrir - Montar um Hotel para animais domésticos - Cachorros - Gatos

Apresentação do Negócio
Correntemente, quando alguma pessoa passa por um período de dificuldades, fala-se que ela leva uma "vida de cão". Embora essa expressão idiomática traga uma conotação de angústia e sofrimento, hoje podemos afirmar que alguns animais domésticos desmentem este significado, pois recebem um tratamento muito mais sofisticado. Pesquisas norte-americanas comprovam que 42% dos cães dormem na mesma cama que seus donos e 33% ganham presentes em seus aniversários. Para um observador externo, pode ser confuso descobrir quem é o dono de quem realmente.
O crescente status dos animais de estimação disparou uma onda sem precedentes de ofertas criativas de produtos e serviços. Foi-se o tempo em que o mercado se resumia a brinquedos de pelúcia e bolas de borracha. Atualmente, os donos não poupam esforços em proporcionar para seus bichinhos artigos de luxo como carne orgânica, petiscos vegetarianos, refeições gourmet, vestidos caninos de alta costura, jaquetas de couro, coleiras de pérolas, pingentes de ouro, relógios, biquínis, chinelos, banheiros internos, perfumes, medicamentos para depressão ou ansiedade, psicoterapias, planos de saúde animal, cirurgias de alta complexidade e cosméticos.
Para alguns proprietários, não há limites para satisfazer os "desejos de seus animais" - o que, na verdade, representam as expectativas e vontades de seus próprios donos. Milhares de reais são gastos em cirurgias plásticas de rinoplastia, lifting nos olhos, lipoaspiração e outros procedimentos estéticos que amenizam certas características caninas como obesidade, olhos caídos e narizes achatados. Tratamentos de canal, aparelhos odontológicos corretivos e coroas para dentes lascados também estão se tornando mais populares. O Conselho Federal de Veterinária vem se posicionando contra o abuso de veterinários que aplicam procedimentos médicos puramente estéticos ou desnecessários nos animais.
E o mercado não se restringe apenas a cães e gatos. A biodiversidade brasileira contribui para o crescimento da onda de criação de animais exóticos, como iguanas, cobras, furões e outros. Estes animais, com alguma variação, também demandam produtos e serviços especializados. Cabe ressaltar que a criação de animais silvestres depende de autorização legal do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovados).
Nota-se uma corrida para adaptar os produtos e serviços tipicamente humanos aos animais de estimação. Esta antropomorfização dos bichos cria a percepção de que eles possuem problemas e demandas humanas, como ansiedade, depressão e necessidade de status.
Milhares de pequenos empreendedores estão farejando oportunidades neste efervescente segmento. Um negócio que pode ser altamente lucrativo é o hotel para animais domésticos, ou pet hotel, que substituiu os antigos canis. Alguns empreendimentos já possuem acomodações com suítes privadas, camas em plataformas elevadas, transmissão de programas do canal Animal Planet e cabines "ossofônicas" para que os animais recebam ligações de seus donos. Tudo isso para amenizar o sofrimento dos animais durante a ausência do dono e, principalmente, tranqüilizar os donos, assegurando que seus bichinhos estão sendo bem cuidados neste período. Se bem gerenciado, pode-se concluir que o investimento no ramo de hotéis para animais domésticos pode ser um negócio "bom pra cachorro".

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: