Como Abrir um Negócio

quinta-feira, janeiro 28, 2010

É seguro abrir uma franquia? Qual a rentabilidade de uma franquia? Como ter sucesso no sistema de Franquias?

Seguro e rentável

O franchising, por si só, não traz sucesso, mas dados do mercado provam que ter uma franquia pode ser um excelente começo para novos empreendedores
Que o sistema de franquias é um sucesso nacional não se discute. O Brasil ocupa atualmente a terceira posição no ranking mundial do franchising, ficando atrás somente dos EUA e Japão. A questão que se coloca é: será que abrir uma franquia é o suficiente para ter sucesso empresarial e ganhar dinheiro? A resposta é: não, mas pode ser um bom começo. Uma franquia, por si só, não trará sucesso a ninguém; porém, segundo dados do próprio mercado, ter uma franquia pode ser um excelente começo, especialmente para novos empreendedores. Os números mostram que, para cada franquia que se fecha, oito outras empresas (não franquias) fecham junto. Ou seja, o sistema de franchising ainda é muito mais seguro e por isso atrai tantos candidatos ao mundo empresarial.

Os motivos que tornaram as franquias uma verdadeira preferência nacional residem nas características intrínsecas ao franchising: marca reconhecida, know-how de negócio, suporte operacional, treinamentos constantes, método de gestão testado, desenvolvimento de produtos, entre outros. Na prática, são essas características que conferem segurança às franquias. E segurança no investimento é um dos pontos mais procurados por qualquer empreendedor, seja ele experiente ou não.

Agora, é preciso saber que, como em todo mercado, o setor de franquias também tem de tudo. Tem boas marcas, mas também possui marcas incipientes que ainda não mostraram a que vieram. Também existem boas franqueadoras (nome dado às empresas que decidem franquear um negócio e são proprietárias da marca); porém, da mesma forma, há franqueadoras pouco estruturadas, ávidas pelo dinheiro dos investidores, mas com pouco ou nada a oferecer em termos de suporte aos franqueados. Assim, na hora de comprar uma franquia, se não quiser entrar numa fria, vale a pena observar algumas questões-chave:

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1) Escolha um segmento: é fundamental escolher bem o segmento em que se pretende atuar. No Brasil, o segmento mais procurado é o de alimentação. É o setor que tem o maior número de marcas conhecidas, algumas internacionais como o McDonald’s, que ajudou a divulgar o sistema de franquias no Brasil e no mundo. Aqui, é preciso tomar cuidado para não querer transformar um hobby no negócio em que vai investir. Abrir uma loja de roupas em um shopping somente porque adora roupas e shopping, ou abrir um restaurante apenas porque gosta de cozinhar nos fins de semana pode ser uma armadilha. Procure algo com que suas verdadeiras competências estejam alinhadas.

2) Pesquise a marca: invista um bom tempo na pesquisa das marcas disponíveis no segmento escolhido. Não se limite às mais conhecidas, mas também não procure uma franquia pelo preço de sua taxa de licença ou pelo valor de investimento divulgado pelo franqueador. Visite sites, vá conhecer a sede das empresas e conversar com os executivos que dirigem o negócio. Consulte também a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é a instituição que congrega todas as franqueadoras.

3) Não se engane: começar um negócio sem todo o capital necessário é uma excelente estratégia para quebrar num futuro próximo. Não se empolgue demais com o negócio. Achar que, mesmo sem ter todo o dinheiro para montá-lo, o negócio vai dar certo é um erro que já transformou novos empreendedores em novos membros das listas de proteção ao crédito.

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4) Não caia no conto do vigário: não existe dinheiro fácil nem “negócio da China”. Saiba que uma franquia exige esforço, dedicação pessoal e os olhos do dono no dia-a-dia, além de capital para investir não só na montagem, mas também – e sobretudo – para o giro do negócio nos primeiros meses, em que os resultados financeiros não pagam o custo operacional. Desconfie de propostas recheadas de muitas promessas, especialmente aquelas que trazem a tríade baixo investimento, altos lucros e pouco trabalho.

5) Cuidado com o sonho dos outros: se a franquia não for para você, cuidado para não tentar transformar seu sonho no sonho dos outros. Deixe quem vai tocar o negócio ajudar a escolher a melhor opção – tentar fazer alguém (mesmo que seja seu cônjuge ou filho) sonhar seu sonho também é uma falha que normalmente gera muito desgaste familiar e risco de perder o capital investido por falta de afinidade com o negócio.

Agora, se depois de ler este artigo o seu espírito empreendedor aflorou e você está decidido a abrir seu próprio negócio, não restam dúvidas de que o caminho das franquias é o mais seguro. Anote as dicas e comece a pesquisar. Boa sorte e sucesso!

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Dicas para ter sucesso no sistema de franquias

Antes

• Analise suas aptidões e talentos para fazer parte de um sistema de franquias

• Visite os sites de franquias que lhe interessam

• Cadastre-se para receber material informativo

• Leia reportagem sobre as redes em revistas especializadas

• Faça uma triagem do que mais tem a ver com você

• Confira necessidade de investimentos

• Visite as unidades das redes selecionadas, sem compromisso

• Pergunte aos funcionários como é o trabalho

• Converse com outros franqueados

• Verifique os horários de funcionamento

• Acompanhe a concorrência do mercado que você pensa em investir

• Não considere a qualidade da franquia apenas pelo sucesso da marca



Durante

• Marque entrevistas com as redes selecionadas

• Tire todas as dúvidas com quem lhe receber

• Leia atentamente a Circular de Oferta de Franquia

• Consulte especialistas no setor (advogados, administradores, consultores)

• Confira todos os riscos, direitos e deveres

• Avalie se você tem afinidade com a operação e não só com o produto comercializado pela rede

• Veja se o produto que ela oferece tem apelo de venda

• Saiba em que estágio (crescimento, maturidade ou declínio) se encontra o mercado do produto e o próprio conceito do negócio da rede

• Confira como é feito o abastecimento dos produtos nas unidades e se o preço é competitivo

• Consulte qual é, na visão dos consultores, o prestígio que a marca tem no mercado e como isso reflete em ações de venda

• Certifique-se que existe respeito e desejo de todas as partes envolvidas pelo sucesso da marca

Depois

• Selecionada a franquia, detalhe todos os requisitos que o franqueador exige

• Converse com franqueados da rede que entraram há pouco tempo e os que estão desde o começo

• Leia atentamente o contrato e leve a um advogado de sua confiança para uma leitura minuciosa

• Não tenha receio de perguntar sobre cláusulas não compreendidas

• Se tudo estiver bem claro, melhor para você e para o franqueador

• Assine um pré-contrato e sucesso!

Daniel Guedes é especialista em marketing pela FGV, mestre em franchising pela universidade européia Indeg Business School, professor convidado da Franchising University e diretor executivo da rede de franquias Microlins.

Fonte:
www.empreendedor.com.br

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