Como Abrir um Negócio

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Dicas de Como Investir em uma Franquia - Investimento em Franquias

Dez dicas para investir numa franquia

1 - Conheça a si mesmo
- Faça uma auto-avaliação cuidadosa e honesta.
- Quais são suas principais forças? E suas fraquezas?
- Quais são seus sonhos? O que impede ou dificulta sua realização?
- O que você mais gosta de fazer?
- Você compreende as implicações de ser empresário? E de ser um empresário franqueado? Está pronto para enfrentar os desafios inerentes a ser um franqueado? Para atuar de acordo com normas e padrões estipulados pelo Franqueador?
- E para correr riscos e tomar decisões?
- Gosta de lidar com pessoas (seus próprios funcionários, os integrantes da equipe do Franqueador, os clientes)?

2 - Conheça seu mercado
- Quais tipos de negócio poderão ser bem-sucedidos na cidade/região onde pretende instalar sua franquia? Você já analisou isso a fundo?
- Está disposto a fazê-lo antes de assinar o contrato de franquia?
- Lembre-se de que sem clientes em quantidade suficiente e com interesse e poder aquisitivo compatível com o que você terá para lhes oferecer, não há negócio que resista... por mais que você goste do produto ou serviço que pretende comercializar.

3 - Defina suas possibilidades
- De quanto dinheiro você dispõe para investir?
- Está consciente de que não há negócio que comece a gerar resultados logo no primeiro dia?
- De que pode levar alguns meses até que o negócio atinja seu ponto de equilíbrio (ou seja: que as receitas atinjam o mesmo patamar das despesas)?
- Além dos recursos para investir na implantação do negócio, dispõe de reservas para continuar vivendo até que o negócio permita que você faça alguma retirada?
- Por mais que um negócio lhe pareça empolgante, é sempre bom lembrar que sua família continuará precisando fazer pelo menos três refeições por dia e que suas contas precisarão continuar a ser pagas.

4 - Conheça as alternativas
- Procure conhecer as oportunidades que o mercado lhe oferece.
- Consulte o Guia de Oportunidades em Franchising e outros Guias disponíveis nas boas livrarias e em algumas bancas de jornais.
- Visite o Espaço Franquias na Expomanagement, feiras de franquias e outros eventos do gênero.
Mesmo que esteja interessado numa determinada franquia, procure compará-la com outras, com as quais você também se identifique.

5- Conheça o time do franqueador
- Os grandes investidores institucionais afirmam que uma das primeiras coisas que analisam quando contemplam a possibilidade de fazer um investimento “de peso” é o que chamam de “grife” do projeto. Ou seja: quem está por trás do negócio? Quem desenvolveu, quem estruturou e quem vai operar o negócio no dia-a-dia?
- Da mesma forma, é recomendável que você procure avaliar a credibilidade e o histórico de sucessos (ou de fracassos) dos integrantes da equipe do Franqueador e dos consultores eventualmente envolvidos na estruturação ou gestão da operação de Franchising.
- O que essas pessoas fizeram antes? Que resultados obtiveram? Qual a sua reputação no mercado?

6 - Conheça quem já é franqueado
- Procure visitar e conversar pessoalmente com o maior número possível de integrantes das redes de franquias nas quais estiver seriamente interessado.
- É importante que procure conversar também com alguns dos que já se desligaram da rede.
- Você encontra os nomes e endereços dessas pessoas na Circular de Oferta de Franquia que, por força do disposto na Lei 8.955, o Franqueador é obrigado a lhe entregar 10 dias antes de você firmar qualquer documento ou efetuar qualquer pagamento relativo à aquisição ou implantação de sua franquia.
- Perceba que essas pessoas “são você amanhã”. Portanto, trate de ouvir e analisar com cuidado tudo o que disserem.
- Franqueados e ex-Franqueados são, de longe, a melhor fonte de informações sobre como o Franqueador é, de fato. E sobre como funcionam, de verdade, o negócio e o sistema.
- Eles poderão lhe dizer se o Franqueador cumpre mesmo o que promete, ou é daqueles que vendem o mundo e depois só entregam um pequeno vilarejo.

7 - Analise o contrato
- Nunca assine um contrato sem antes analisá-lo a fundo, com a ajuda de um advogado de sua confiança, que entenda de contratos.
- Parece óbvio, mas é impressionante a quantidade de pessoas que assinam contratos importantíssimos sem os ler.
- É importante lembrar que você jamais poderá alegar, em sua defesa, que ignora o que diz o contrato, que o firmou sem ler.
- Se assinou, a presunção é de que o leu. Se assinou e não leu, o azar é todo seu.
- No caso do Contrato de Franquia, busque a orientação de um profissional de confiança que entenda de Franchising.

8 - Estude a Circular de Oferta de Franquia
- A Circular de Oferta de Franquia (também chamada de COF) é um documento que a Lei 8.955 exige que o Franqueador entregue a todos os candidatos à aquisição de uma franquia sua no mínimo 10 dias antes que estes firmem qualquer documento ou efetuem qualquer pagamento relacionado à aquisição da franquia.
- A COF existe para proteger aqueles que adquirem uma franquia, na medida que “traduz” o contrato do “Advogadês” para o Português.
- Muitos franqueados firmam o contrato sem ler a COF... e a maioria se arrepende profundamente depois. Não cometa esse erro.

9 - Não tome decisões impulsivas
- Investir numa franquia é algo que tende a influenciar, positiva ou negativamente, o restante de sua vida. E também a vida de sua família.
- O impacto será maior ainda se você estiver fazendo a transição de empregado para dono de seu próprio negócio.
- Portanto, não é uma decisão que você possa (ou deva) tomar de forma impulsiva.
- Pense muito, analise muito, investigue muito antes de investir seu dinheiro, seu tempo, seu esforço suas esperanças e seus sonhos numa franquia, seja ela qual for.
- Lembre-se de que a franquia que serve para uma pessoa pode não ser a mais indicada para outra.

10 - Esteja consciente do papel de cada parte
- As estatísticas mais recentes mostram que, dos pequenos negócios criados todos os dias no Brasil, cerca de 60% não completarão o terceiro ano de vida. Quebrarão ou fecharão suas portas por algum outro motivo antes de seu terceiro aniversário.
- Já entre as franquias, o índice de quebra ou insucesso cai para menos de 20% (ou até menos de 10%, segundo alguns levantamentos).
- É importante que você compreenda que o que leva as franquias a terem uma chance de sucesso bem maior é a existência (e a prática) de métodos e procedimentos já testados.
- Ou seja: franqueado que quiser ser bem-sucedido procurará seguir as normas e padrões definidos pelo Franqueador.
- Portanto, seu papel como Franqueado não será o de ficar “fazendo as coisas à sua própria maneira”.
- É evidente que, numa rede bem estruturada e bem gerida, sempre haverá espaço e canais adequados para você formular sugestões, cobrar atitudes e questionar certas determinações do Franqueador. Porém, caberá a este a palavra final sobre o que pode, ou não, ser feito em cada unidade que integre a sua rede.

Fonte:
www.empreendedor.com.br

Perfume Afrodisiaco

Nenhum comentário: