Como Abrir um Negócio

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Como escolher uma franquia? Como Investir em uma Franquia? Como Abrir uma Franquia? Qual a melhor franquia para abrir?

Como escolher uma franquia

É preciso estar atento a todos os detalhes e saber se você está preparado para enfrentar o desafio de ter o próprio negócio

Antes de tudo
Antes de qualquer investigação a respeito de marcas e sistemas de franquia, a pessoa interessada deve buscar as informações disponíveis no mercado sobre Franchising: o conceito, a lei que regulamenta o setor, os requisitos para ser um franqueado, a nomenclatura básica do sistema, as taxas padrão do sistema, e todas as demais informações necessárias para o pleno entendimento dessa modalidade de gestão de pessoas. Este Guia é um bom começo!

Auto-avaliação
Recomenda-se à pessoa interessada fazer uma auto-reflexão, buscando dentro de si as características básicas necessárias para exercer a função de franqueado de uma rede. É importante estar atento ao fato de que o franqueado não é um empregado e, muito menos, sócio da empresa franqueadora. Ele tem que ser uma pessoa pró-ativa, empreendedora, confiante e motivadora, mas, ao mesmo tempo, se conformar com regras e padrões formatados pela franqueadora.

Busca da franquia
A terceira etapa consiste na busca da franquia que se encaixa melhor ao seu perfil. Ou seja, a investigação agora passa a ser mais racional: quais os segmentos com que mais me identifico? Quais as minhas aptidões e virtudes inatas? Gosto mais de lidar com prestação de serviços ou comércio de produtos? Gosto de lidar com o público em geral? O que gosto e tenho prazer de fazer? Em que atividade demonstro um resultado de excelência?

Informação do franqueador
Entre em contato com os franqueadores pelos quais estiver interessado. Lembre-se: você vai avaliar o franqueador e ele avaliará você. Se um franqueador atende mal os candidatos, é bem provável que esse seja o padrão de atendimento que lhe será oferecido.

Avaliação dos dados
Avalie o material enviado pelo franqueador e não se precipite em escolher a franquia já nesse momento. Investigue a fundo. Procure conhecer o máximo que puder sobre a estrutura organizacional do franqueador, sobre o programa de treinamento, leia os manuais e conheça a unidade piloto.

Conheça os franqueados
Na Circular de Oferta de Franquia deve ter informações sobre a empresa franqueadora. Cheque com os franqueados se tudo o que está escrito ali é verdadeiro. Este contato ajuda a obter informações sobre o período inicial da operação, considerado o mais crítico, e também sobre a forma como o franqueador se relaciona com sua rede. Procure ex-franqueados, aqueles que abandonaram a rede, ou foram excluídos dela.

A hora da decisão
Analise os itens investigados e dê notas de zero a dez para cada um. Escolha a franquia de melhor pontuação e verifique se seus recursos financeiros serão suficientes para implantar uma unidade. Consulte um advogado de sua confiança, que entenda de franchising para analisar a Circular de Oferta e também o Contrato de Franquia.

Fonte:
www.empreendedor.com.br

Nenhum comentário: