Como Abrir um Negócio

sexta-feira, outubro 14, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Restauração de objetos antigos

Restauração de objetos antigos
Apresentação do Negócio
Em geral o trabalho do conservador/restaurador visa salvaguardar objetos que possuem valor inestimável para uma pessoa e também objetos considerados bens culturais, isto é, objetos tangíveis de valor reconhecido, associados à cultura, sentimento e história de um determinado grupo ou sociedade.
 
Fazer a restauração de um objeto implica não só em trazê-lo à sua forma original, mas também em respeitar a história dessa peça. Sendo assim, este profissional tem a responsabilidade de reconhecer as características físicas da obra: sua tecnologia de construção, materiais e técnicas, o estado de conservação e as possíveis causas das deteriorações. De posse de todos esses dados, é possível determinar o tratamento necessário, as técnicas e materiais mais adequados à conservação e restauração de objetos que ajudem a contar parte do passado de determinados grupos/sociedades, ou mesmo que, façam um indivíduo reviver determinados momentos importantes de sua vida.
 
Esse profissional é especialista em preservação patrimonial. Ele atua na conservação e restauração de bens móveis, como livros, manuscritos, pinturas, fotografias e esculturas. A atividade pode ser exercida com vínculo empregatício em instituições públicas e privada ou de forma autônoma, com a montagem de um ateliê de restauração independente.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Restauração de objetos antigos
Mercado
O mercado de trabalho para os profissionais de restauração é amplo, mas não tão amplo quanto o necessário. O Brasil tem um acervo historiográfico e cultural muito grande, e parcela significativa dele não é tratada como deveria. Embora o trabalho de restauração e conservação de bens culturais seja incentivado pelas entidades governamentais, uma quantidade relevante do patrimônio cultural brasileiro sofre com o abandono.
 
Profissionais que atuam de forma independente em ateliês e oficinas de restauração de objetos antigos, em geral, prestam serviços a colecionadores, antiquários, galerias de arte e clientes individuais.
 
Outras possibilidades de trabalho do profissional de restauração e conservação de objetos antigos incluem:
- Atuação em ateliês, museus, bibliotecas, arquivos e centros de conservação;
- Trabalho em equipes multidisciplinares de projetos de preservação de bens culturais;
- Realização de exames para o reconhecimento de técnicas pictóricas e materiais constitutivos de bens culturais;
- Definição de parâmetros ambientais específicos para a estabilidade dos objetos mantidos em museus;
- Atuação como professor, em escolas de ensino fundamental, médio, universitário e profissional, bem como em fundações e órgãos ligados à preservação do patrimônio;
- Realização de pesquisas na área da conservação e restauração, abrangendo as técnicas e outros assuntos relacionados com madeira, tecido, papel e conservação preventiva em instituições públicas e privadas;
- Divulgação das medidas de prevenção com o objetivo de evitar futuras intervenções nas obras de valor histórico ou artístico;
- Desenvolvimento de metodologias e produtos que melhorem o nível das intervenções, aumentando a garantia, a estabilidade e a segurança do objeto tratado;
- Atuação em consultorias e supervisão da conservação junto a galerias de arte, antiquários e colecionadores particulares, em instituições públicas e privadas.
  
Restauração de objetos antigos
Estrutura
A instalação de um ateliê de restauração de objetos antigos requer um espaço de cerca de 80 m², podendo ser utilizado um galpão, loja ou sala comercial com estas dimensões. A estrutura de produção, contudo, irá variar conforme o tipo de serviços prestado.
 
Um espaço de cerca de 50 m² deve ser destinado à instalação da oficina de trabalho. Nesta oficina o empreendedor precisará de um ambiente iluminado, com uma bancada de trabalho, armários para guarda das ferramentas (formão, espátulas, pinceis etc.) e objetos em processo de restauração. Lembramos que a estocagem do material utilizado na restauração dos objetos resinas, colas, tintas etc., deverão ser feito em lugar fresco (20 e 30ºC) e ventilado.
 
Fatores de degradação tais como: umidade, temperatura, exposição à luz, poluição atmosférica, insetos, roedores, fungos e bactérias, dentre outros devem ser controlados, a fim de se evitar prejuízos ao material em processo.
 
Restauração de objetos antigos
Pessoal
Um pequeno ateliê de restauração pode iniciar suas atividades com um ou dois restauradores (sendo um deles o próprio empreendedor). O profissional selecionado deve deter conhecimentos de restauração de objetos incluindo noções básicas de Química, Física e até mesmo Biologia (exemplo: ação de fungos e bactérias sobre os objetos). Uma peça mal restaurada pode ficar danificada e de qualquer modo estará comprometendo o valor do objeto. O melhor é ter cuidado ao escolher o profissional.
 
Muitas atividades podem ser terceirizadas (exemplo: douração, análises micro-químicas, cromatográficas etc.).
 
Além destes profissionais o ateliê, idealmente, pode contar com um auxiliar administrativo ou uma secretária para realizar tarefas tais como atendimento a clientes e controlar a parte burocrática da empresa, ou seja, os recebimentos, os pagamentos etc.
 
Restauração de objetos antigos
Equipamentos
Os equipamentos utilizados irão variar de acordo com o serviço prestado. Exemplo: no caso de o empreendedor prestar serviços de restauração de móveis, sofás, objetos de madeira em geral, serão necessários: serras, brocas, lixas, máquina de costura com transporte, uma bancada, um compressor, grampeadores etc.
 
Em geral as ferramentas usadas no processo de restauração de obras de arte e objetos antigos de pequeno porte abrangem o uso de lupas, formão, espátulas, lixas, escovas, brocas e lixas elétricas para pequenos objetos (modelo consultório dentário), dentre outros.
 
O uso de equipamentos de proteção individual – EPI - é especialmente importante, no trabalho de conservação e restauração: Luvas, óculos, máscara etc., protegem o trabalhador contra ácaros, fungos, microorganismos e materiais tóxicos que prejudicam a sua saúde.
 
Um ateliê de conservação e restauração de objetos antigos também irá necessitar de aparelho de fax, linha telefônica e um computador.
 
Obs.: Serviços sofisticados de restauração/conservação de objetos raros e obras de arte podem requer o uso de serviços/equipamentos igualmente sofisticados, especialmente aqueles necessários à realização de análises tais como:
- Exame com Radiação UV;
- Exame com Radiação IV;
- Exame com Radiação X;
-Análises Microquímicas coma aplicações à análise de pigmentos;
- Análises Cromatográficas;
- Espectroscopia de Raman;
- Métodos de Absorção de Raios-X;
- Métodos de Emissão de Raios-X;
- Métodos de Difração de Raios-X;
- Técnicas de Datação Carbono 14;
- Termoluminescência.
 
 
Restauração de objetos antigos
Investimentos
Estimamos que o investimento básico necessário para abertura de um pequeno ateliê de restauração de objetos antigos fique em torno de R$ 22.000,00. Contudo, esta é uma estimativa que poderá variar significativamente conforme o tipo de serviço de restauração a ser oferecido, por esta razão, recomenda-se ao empreendedor a elaboração de um Plano de Negócio. Neste documento poderão ser identificados e estimados itens tais como: necessidade de reformas nas instalações da oficina, volume de trabalho e equipamentos necessários, tamanho do estoque inicial de matérias-primas etc. Abaixo elaboramos um pequeno orçamento de investimento, para uma simples referência do empreendedor:
 
Item - Valor Estimado em R$
 
Abertura da Empresa - 1.500,00;
Capital de giro - 4.000,00;
Desenvolvimento Website - 1.500,00;
Equipamentos - 2.000,00;
Estoque Inicial de matéria prima - 1.500,00;
Fax - 400,00;
Ferramentas (espátulas, lupas, brocas etc.) - 1.200,00;
Impressora - 350,00;
Letreiro - 500,00;
Linha telefônica - 200,00;
Microcomputador - 1.200,00;
Moveis e Utensílios - 1.500,00;
Móveis e utensílios de escritório - 1.300,00;
Reformas e adaptação do Imóvel - 1.000,00;
TOTAL - 22.000,00.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: