Como Abrir um Negócio

quinta-feira, setembro 01, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Reforma de estofados

Reforma de estofados
Apresentação do Negócio
Reforma de estofado é um negócio que se relaciona ao reaproveitamento de móveis, favorecendo a reciclagem com criatividade e inovação. Numa época em que as pessoas se preocupam com o desperdício, o reaproveitamento dos móveis que iriam para o lixo tem um significado especial. Esse negócio possibilita a renovação de ambientes sem gastar muito, aproveitando móveis antigos, além de preservar a manutenção do estilo e satisfazer as pessoas que são apegadas às suas relíquias e de móveis que possuem um valor emocional.
A mudança das cores e do formato no ambiente de casa ou do escritório, a restauração de móveis antigos e a recuperação de sofás, pufes, cadeiras, etc., são serviços cada vez mais procurados e permitem identificar um mercado em expansão.
O presente negócio é de boa aceitação no mercado, pois constantemente as pessoas tendem a trocar os estofados de seus móveis para dar uma “cara” nova ou apenas redecorar um ambiente.
A reforma de estofados envolve diferentes matérias-primas e uma diversidade de produtos finais, e pode ser segmentada principalmente em função dos materiais com que os móveis são confeccionados (madeira, metal e outros), assim como de acordo com os usos a que são destinados (em especial, móveis para residência e para escritório).
Este tipo de empreendimento não precisa de qualificação técnica avançada, nem de licenciamento ambiental e é de baixo custo de estruturação, sendo o veículo o equipamento mais caro. Portanto, a reforma de estofados é uma boa oportunidade de negócios e se apresenta como de fácil acesso aos futuros empreendedores.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma empresa de Reforma de estofados
Mercado
O mercado de reforma de estofados continua firme, e em crescimento acelerado, especialmente em razão das tendências atuais para a redução do consumismo e da busca da simplicidade nos hábitos de vida. A indústria têxtil, uma das mais antigas do mundo, movimenta hoje algo em torno de US$ 50 bilhões anuais no Brasil, sendo 10% desse número representado pelos tecidos decorativos e de estofamentos. (ABIT, 2010)
As empresas periodicamente recuperam seu mobiliário, e formam um mercado bastante promissor. A especialização nesse segmento pode ser fator de grande sucesso, podendo ser de reforma de móveis de alto luxo ou para famílias de baixo poder aquisitivo.
Outro segmento de mercado que pode ser buscado é o de móveis antigos, que necessitam de mão-de-obra especializada. Esse segmento é considerado de alto valor agregado e é o que possui os clientes mais fiéis. 
Empresas do ramo de reforma, nesse segmento, não ficam sem serviço, desde que ofereçam qualidade na mão-de-obra, preço compatível com o mercado, bom atendimento ao cliente e rapidez na entrega.

Reforma de estofados
Estrutura
Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de uma empresa de reforma de estofados, porém nenhum é mais relevante do que o empresário ter em mente qual será o tamanho estimado de sua produção e qual o foco de produto. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada, na quantidade de atendimentos a serem realizados.
Contudo, alguns aspectos sempre devem ser levados em consideração, tais como otimização dos espaços, área para ampliação futura, instalações higiênicas, sanitárias e de processamento de rejeitos.
A estrutura de uma empresa de reforma de estofados está relacionada ao perfil do cliente que será alvo do negócio e aos serviços que serão ofertados. Pense num espaço de cerca de 40m², com instalações elétricas e de comunicação, dividido em área de atendimento e local para as reformas, que deve ser amplo.
Na grande maioria, as empresas possuem estrutura simples, com apenas um pequeno escritório para receber os clientes, um espaço suficiente para executar os serviços e um local para depósito de madeiras, espuma e outros componentes utilizados nas reformas. Geralmente os pequenos empresários desse setor mantêm um estoque mínimo de produtos, para não comprometer o capital de giro.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.  

Reforma de estofados
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infraestrutura, vai depender diretamente da produção almejada pelo empreendedor. Mas, diferente de outros tipos de indústria, o perfil da mão-de-obra necessária para atuar em empresas de reforma de estofados não é especializada, senão para o caso de empresas que queiram atuar com recuperação de móveis antigos. Assim, faz-se necessário que o empreendedor invista na capacitação de seus funcionários ou que contrate pessoas já treinadas para tal.
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um empreendimento iniciante e de pequeno porte são necessários os seguintes profissionais:
• dois estofadores;
• uma recepcionista;
• uma pessoa para fazer os contatos comerciais, apanhar e entregar os móveis.
A qualidade do atendimento é um item que merece a maior atenção do empresário, levando-se em consideração que a fidelidade da clientela está intimamente relacionada à excelência do serviço prestado. Por isso, todos os detalhes são importantes no contato com o cliente, desde o uniforme dos estofadores até a qualidade da execução do serviço.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do sindicato dos trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
É interessante que as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos de segurança, redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho.
O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

Como Abrir - Montar uma empresa de Reforma de estofados
Equipamentos
Para um projeto básico, são necessários os seguintes móveis e equipamentos:
• um microcomputador completo;
• uma impressora;
• uma linha telefônica;
• móveis e utensílios de escritório;
• bancada para montagem dos sofás;
• máquina de costura semi-industrial;
• ferramentas: serras, serrotes, lixadeiras, furadeiras elétricas, martelos, grampeadores para madeira e etc;
• veículo utilitário para coleta e entrega dos estofados; 
No caso de uma empresa pequena, deve-se levar em consideração a necessidade de todos os equipamentos acima especificados e o tipo, pois existem dos mais sofisticados aos mais simples. Antes de comprar os equipamentos, pense no tipo de produção que pretende estruturar e qual será o tipo de processo para não gastar mais do que o necessário ou ficar com ociosidade em excesso.
Existe a necessidade de outros equipamentos não destinados à atividade produtiva, mas que devem estar presentes em qualquer das estruturas, pequenas ou médias, que são os ventiladores, ar condicionado, móveis e utensílios de escritório, dentre outros. Verifique a necessidade de acordo com o seu negócio.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: