Como Abrir um Negócio

segunda-feira, maio 09, 2011

Como Abrir - Montar uma Locadora de filmes

Como Abrir - Montar uma Locadora de filmes
Apresentação do Negócio
A locadora de DVDs e blu-rays chegou ao mercado para substituir a antiga videolocadora, que operava com as anacrônicas fitas VHS para videocassetes. Desde 2006, não há lançamentos em vídeo no mercado brasileiro. Com tecnologia mais avançada, o DVD (disco versátil digital) caiu no gosto popular e representa uma alternativa segura e econômica de entretenimento.
O negócio está direcionado para a locação de DVDs, blu-rays e jogos eletrônicos. Permite agregar outros produtos de conveniência, para aumentar a comodidade dos clientes, sem que haja a descaracterização da atividade principal.

Como ocorre em todas as áreas, esse negócio requer competência administrativa e gerencial, com muita dedicação, criatividade e disposição para satisfazer clientes especiais. É um mercado dinâmico caracterizado por mudanças permanentes, exigindo uma gestão eficiente e sintonizada com as tendências do setor.

Para quem deseja entrar nesse mercado é importante entender o fluxo que percorrem os novos filmes. Após a produção são direcionados aos cinemas para exibição e posteriormente os representantes comerciais, agentes das distribuidoras, realizam a comercialização para o mercado de home video.

Este é composto por dois mercados: o sell-thru, onde as vendas são direcionadas diretamente aos consumidores pelas lojas de varejo e internet, e o rental, direcionado para as locadoras.

Porém, o principal desafio para o empreendedor é triunfar em um mercado fortemente atingido pela pirataria. Os estúdios de cinema perdem anualmente US$ 6,1 bilhões com a pirataria, sendo US$ 1 bilhão somente na América Latina. Números da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) informam que foram apreendidos no Brasil mais de 45 milhões de CDs e DVDs piratas no ano de 2009, 10,66% a mais do que o ano anterior. O problema se repete na internet, onde versões piratas de filmes são baixadas, via download. Em 2009, foram retirados mais de 1.200.000 sites que desrespeitam a propriedade intelectual. Segundo o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), as locadoras demitiram cerca de 70 mil funcionários nos últimos nove anos por causa disso.

Atualmente, as locadoras precisam apresentar propostas inovadoras para cativar o cliente e sobreviver no mercado. Locadoras de nicho, especialização em filmes de arte, oferta de serviços pela internet, planos mensais de locação e aluguel de discos em blu-ray são opções para lidar com os desafios do mercado. Consulte o Sebrae mais próximo para auxiliar na construção de um plano de negócios.

Locadora de filmes
Mercado
O Brasil já teve o maior mercado de locação do mundo na era do VHS. O setor atraiu grupos internacionais, como a Blockbuster, e milhares de microempreendedores. A locadora de filmes sempre ocupava um lugar entre os primeiros colocados no ranking de negócios abertos. Os estúdios aproveitaram este bom momento, vendendo para as locadoras por R$ 100 um produto que saía da fábrica por R$ 5. A diferença de preço garantia o sucesso do negócio de locação de filmes.
Com o surgimento do DVD e o conseqüente barateamento da mídia, as redes de varejo passaram a trabalhar com a venda de filmes por R$ 9,90. O preço baixo diminuiu a atratividade do aluguel.
A situação piorou com a entrada de novos concorrentes, estes bem mais desleais. A pirataria e o download de filmes pela internet reduziram o mercado de locadoras. Segundo a União Brasileira de Vídeo (UBV), entre 2003 e 2005 havia quase 14 mil locadoras no Brasil. Hoje, há no máximo 6 mil lojas.
Entre 2006 e 2008, o número de DVDs comercializados no país caiu 14%, de 28,7 milhões para 24,7 milhões de unidades. Quando se leva em conta apenas a venda para locadoras, a queda é ainda mais acentuada: de 8,5 milhões para 4,6 milhões, ou seja, uma redução de 45%.
Uma saída para este mercado pode ser a disponibilização de filmes em blu-ray, que não podem ser pirateados. Em 2009, foram vendidas 230 mil unidades de blu-ray, ante 90 mil em 2008. Em 2010, a previsão pode alcançar 600 mil unidades, registrando um crescimento de 260%. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre moda. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Locadora de filmes
Estrutura
A estrutura mínima para a instalação de uma locadora de filmes deve contar com uma área física de 100m2, segundo o interesse e expectativa do empreendedor. O arranjo físico da loja é fator fundamental para uma primeira boa impressão ao cliente. Uma visão geral do ambiente deve fazer com que ele sinta-se bem e coloque-se à vontade para escolher os filmes que deseja. Para isso é importante dar atenção aos seguintes pontos:
• Espaço amplo para trânsito entre as estantes;
• Seqüência das estantes;
• Posicionamento dos lançamentos e catálogos;
• Design das vitrines e disposição dos produtos complementares;
• Harmonia de cartazes, banners e outros recursos de propaganda;
• Posicionamento do balcão de atendimento;
• Boa sinalização sobre os gêneros dos filmes;
• Iluminação adequada;
• Cores alegres e que intensifiquem a luminosidade;
• Climatização;
• Equipamentos de projeção – TV e DVD para apresentação dos lançamentos;
• Sistema de cadastramento rápido;
• Recursos tecnológicos que permitam gerenciamento eficiente das informações necessárias – locação, estoque, perfil de clientes, etc;
• Salas reservadas para gêneros específicos – por exemplo, eróticos;
• Equipamentos de segurança – anti-furto, vigilância, outros.
Deve-se evitar poluição visual – não exagerar nos cartazes, banners e outras propagandas.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado. A parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade e de fácil manutenção. Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente.
Paredes pintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Cores claras facilitam a iluminação e proporcionam um ambiente mais limpo e agradável. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes, que ressaltam as cores das mercadorias.
Outros profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.

Locadora de filmes
Pessoal
O negócio requer atendentes com perfil adequado ao tipo de serviço oferecido. O cliente geralmente é exigente e sua manutenção depende da qualidade do atendimento dispensado.
O perfil do bom atendente inclui as seguintes competências:
• Conhecimento sobre cinema  para identificar filmes cujo nome o cliente não conhece ou não lembra e para sugerir títulos dentro do gênero que o cliente aprecia;
• Conhecimentos básicos sobre vendas;
• Habilidade de comunicação;
• Capacidade de percepção – ambientes e pessoas;
• Bom controle emocional;
• Interesse e compromisso pela satisfação do cliente.
• Conhecimento sobre a cultura e o funcionamento da empresa.
• Desenvolvimento de relacionamentos duradouros com os clientes.
• Transmissão de confiabilidade e carisma.
• Atualização sobre as novidades do segmento.
• Zelar pelo bom atendimento, mesmo no caso de locadora virtual, onde o contato com clientes é realizado apenas por telefone e e-mail.
Uma pequena loja opera com três atendentes, variando de acordo com a expansão do negócio. Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos da categoria e a partir daí cada loja deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Ressalta-se que o empreendedor deve estar inserido nas atividades, seja no atendimento direto aos clientes, no teleatendimento ou circulando entre o acervo. O empresário deve se ausentar o menor tempo possível da empresa, pois esse segmento requer a presença do seu idealizador para assegurar qualidade no atendimento.
Além desse quadro fixo a empresa deve contar com um motoboy, no quadro próprio de funcionários ou terceirizado, para fazer as entregas dos filmes locados via tele-atendimento.
Normalmente, a locadora funciona em horário comercial de 10h00 às 18h00. Sábados e domingos são dias de grande movimento. Dependendo do volume de clientes e da época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de funcionamento, exigindo a contratação temporária de mais atendentes. Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento do faturamento.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com o cliente e à indicação de novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes.
• Agilidade e presteza no atendimento.
• Capacidade de apresentar e vender os produtos da loja.
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados. 

Locadora de filmes
Equipamentos
O ramo de locação de filmes requer serviços qualificados, com bom nível de confiabilidade, rapidez e segurança. No dia-a-dia, estão envolvidos microcomputadores, impressoras, impressoras de cupom fiscal, televisores e aparelhos de DVD para apresentação dos lançamentos.
As lojas utilizam software de gestão integrada, destinado ao gerenciamento do acervo, controle de locação, cadastramento e classificação de clientes; além de controle de receita e despesa e outros serviços que o sistema oferece.
O software de gestão pode ser desenvolvido especialmente para o cliente interessado, no entanto, a maioria das lojas em operação utiliza sistemas locados de empresas especializadas que também fornecem assistência técnica e manutenção.
Lojas pertencentes a redes de franquias utilizam sistemas padronizados e disponibilizados pela franqueadora.
O dimensionamento da necessidade de equipamentos depende muito da percepção do empresário do volume de clientes atendidos e da qualidade do atendimento que deseja oferecer. Podem ser utilizados aparelhos como leitora ótica, web cam, identificação por impressão digital, controle de acervo por código de barras, entre outros.
Os materiais básicos para a instalação de uma locadora de filmes são:
• Balcão de atendimento.
• Estantes e gôndolas.
• Cadeiras.
• Televisão.
• DVD player.
• Telefone.
• Microcomputador.
• Impressora.
A disposição das estantes é importante para proporcionar conforto e facilitar aos clientes encontrarem os filmes desejados. Ao fazer o layout da locadora, o empreendedor também deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Como Abrir - Montar uma Locadora de filmes
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma locadora de filmes, estabelecida em uma área de 100m², exige um investimento inicial estimado em R$ 30 mil, aproximadamente, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Reforma do local: R$ 1.000,00.
• Balcão de atendimento: R$ 800,00.
• Estantes para guardar filmes: R$ 1.500,00.
• Cadeiras: R$ 500,00.
• Televisão: R$ 1.000,00.
• DVD player: R$ 400,00.
• Telefone: R$ 100,00.
• Microcomputador: R$ 2.300,00.
• Impressora: R$ 400,00.
• Estoque de filmes: R$ 20.000,00.
• Capital de giro: R$ 3.000,00.
O espaço para funcionamento da locadora deve ser concebido a possibilitar a disponibilização do mobiliário de forma harmônica e, acima de tudo, respeitando a individualidade de cada ambiente. Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.
  
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar uma Livraria religiosa

Como Abrir - Montar uma Livraria religiosa
Apresentação do Negócio
Esse negócio possui uma dimensão muito ampla, e está relacionado às diversas religiões existentes no Brasil. As livrarias religiosas oferecem produtos aos fiéis dessas religiões, tais como: bíblias, livros diversos, revistas, CD’s, DVD’s, castiçais, velas, imagens e outros símbolos religiosos, camisetas, adesivos, etc.

O segmento da música religiosa está em franca expansão. O nicho de cantores religiosos não pára de crescer, sejam os católicos como o Padre Marcelo Rossi, com 440 mil cópias vendidas dos dois últimos CD’s e o Padre Fábio de Melo que acumula 1,2 milhão de cópias de seus dez CD’s, ou evangélicos como a recente ganhadora do Grammy Latino, Soraya Moraes, e a cantora Aline Barros, cujo último lançamento vendeu entre CD’s e DVD’s, 200 mil cópias. O Grammy Latino é um prêmio que é realizado anualmente para as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana de determinado ano.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo. 

Livraria religiosa
Mercado
Segundo a Câmara Brasileira do Livro – CBL -, em pesquisa realizada com suas associadas, que representam 67% do mercado, o segmento de livros no Brasil cresceu 10,46% em 2008, comparativamente com 2007. Nesse estudo, o crescimento foi puxado pelo aumento na renda do brasileiro. O segmento de livros religiosos ocupou o sexto lugar, logo após os segmentos infanto-juvenil, auto-ajuda, ciências humanas e sociais, ficção e didático.

Novos canais de distribuição como bancas de revistas e supermercados foram decisivos nesse crescimento do mercado.

No segmento de música religiosa, em 2007 enquanto as vendas de CD’s e DVD’s tiveram uma queda de 31,2% em comparação a 2006, no mercado de música religiosa, gravadoras como a MK Music, uma das maiores do país e a Unirecords, afirmam passar por uma fase de grande crescimento, já que não existem dados estatísticos desse segmento. Projeta-se que as vendas de CD’s e DVD’s religiosos movimentam anualmente cerca de 25 milhões de unidades, com uma receita mínima de R$ 250 milhões. Os números baseiam-se em parte no desempenho das vendas dos principais artistas do segmento. Tal crescimento está atraindo gravadoras internacionais especializadas no gênero religioso.

Como Abrir - Montar uma Livraria religiosa
Estrutura
A estrutura de uma livraria religiosa deve contar com uma área de atendimento e exposição dos produtos, área de vendas, caixa e empacotamento, depósito para o estoque, administração e banheiros.

A exposição de produtos deve ser feita em prateleiras e gôndolas, com livre acesso do cliente, mantendo os produtos separados de acordo com as características e a diversidade do mix ofertado.

O design da livraria deverá ser estruturado para oferecer um ambiente calmo, atraente, com distribuição harmônica do layout e que proporcione sensações de prazer e tranqüilidade.
 
Livraria religiosa
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para iniciar um empreendimento de livraria religiosa de pequeno porte, o empreendedor deverá contratar pelo menos dois atendentes, um caixa e um auxiliar administrativo.

A atividade de caixa poderá ser exercida pelo empresário, se ele assim decidir.

Para contratar colaboradores o empresário deverá considerar questões essenciais no atendimento aos clientes, tais como: cordialidade, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades dos clientes e ofertar os produtos adequados, agilidade e presteza no atendimento.

Conhecimento das características de cada item colocado à venda e das peculiaridades de cada cliente, são fatores que caso não sejam percebidos durante a fase de contratação, devem ser objeto de treinamento para todos os colaboradores da empresa. É muito importante que os colaboradores conheçam as obras ofertadas e que na medida do possível leiam aquelas que estão em evidência, para melhor orientar a clientela.

Manter sempre a equipe atualizada freqüentando cursos, ou através de treinamentos oferecidos pelo próprio proprietário é uma boa estratégia para gerar diferencial competitivo.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.  

Livraria religiosa
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- Armário 1 – 800,00;
- Cadeiras 6 – R$ 780,00;
- Impressora 1 – R$ 400,00;
- Mesas 2 – R$ 500,00;
- Microcomputador completo – R$ 1.500,00;
- Telefone 2 – R$ 120,00;
Total mobiliário: R$ 4.100,00.

Equipamentos e móveis para a loja:
- Balcões 2 – R$ 900,00;
- Cadeiras 8 – R$ 960,00;
- Conjunto de sofá 2 – 2.000,00;
- Estantes/prateleiras – R$ 26.100,00;
- Expositores para revistas, CD’s e DVD’s 4 – R$ 2.400,00;
- Impressora 1 – R$ 350,00;
- Impressora de cupom fiscal 2 – R$ 900,00;
- Mesas redondas 2 – R$ 500,00;
- Microcomputador completo 2 – R$ 3.000,00;
- Vitrinas 2 – R$ 4.600,00;
Total dos móveis e equipamentos: R$ 41.710,00.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar uma Livraria

Livraria
Apresentação do Negócio
Uma livraria, de acordo com a enciclopédia virtual Wikipédia, é um tipo de varejo que vende primariamente livros, mas que atualmente, além de um espaço cultural, é bastante comum esses estabelecimentos comercializarem também artigos de papelaria, CDs, DVDs, acesso à internet e, até mesmo, cafés dentro da própria loja, tornado-se mais do que um estabelecimento que vende livros.
Outro tipo comum de livraria é a on-line e o sebo, que compra e vende livros usados, quase sempre por preços muito mais baratos que novas edições. As livrarias podem diferir em tamanho, de um comércio local oferecendo centenas de títulos, há grandes cadeias que oferecem mais de 200.000 títulos. As livrarias online podem oferecer, muitas vezes, ainda mais títulos.
Até chegar aos patamares alcançados pelo mercado livreiro nesta década, a jornada foi árdua dando início no Brasil colonial, com a chegada de D. João VI, em 1808, ao Rio de Janeiro. Na época, encontrou uma cidade com apenas três livrarias. Quando regressou a Portugal, em 1821, deixou oito estabelecimentos.
Veio depois o domínio dos livreiros franceses. Um deles, B. L. Garnier, sua loja ganhou muito prestígio, freqüentada mais tarde por Machado de Assis.
Já no século 20 por volta dos anos 60 destacaram-se pela explosão do mercado editorial e surgimento de cadeias livreiras, que em São Paulo tiveram como referências a Saraiva, Nobel, Melhoramentos e Siciliano. Na década de 70, marcada por uma ditadura escancarada e feroz, as pessoas mergulhavam nos livros. A tradicional Livraria Cultura deu início a sua história quando cunhou o slogan: "Cultura você encontra nos livros e livros você encontra na Cultura".
A estréia do ramo de mega lojas livreiras aconteceu mais precisamente nos anos 90. A mudança de um espaço só para livros para um ambiente multicultural, em que muitas livrarias (tanto de grandes cadeias, como independentes) começaram a incluir cafés em suas lojas, tornou-se quase vital para sua sobrevivência.
 Atualmente ao se pensar em um negócio do ramo livreiro do século 21, é raro se pensar em montar uma livraria média ou grande porte sem um café dentro ou muito próximo a ela. Além disso, grandes redes de livrarias assumiram um lado de "biblioteca pública" quando incorporaram ao planejamento do espaço da loja cadeiras confortáveis e sofás, esses espaços de leitura encorajam os clientes a sentar e ler o quanto quiserem, sem serem pressionados a comprar nada.
Outra vertente do mercado livreiro são as pequenas e médias livrarias que a cada ano destacam-se e “abocanham” uma fatia considerável do mercado (70%) segundo a ANL – Associação Nacional de Livrarias. Com o diferencial de um tratamento mais próximo e aconchegante tais estabelecimentos destacam-se em meio à mega lojas. "Tem gente que não gosta de mega store, nem de livraria em shopping, e prefere um atendimento mais próximo, argumenta Luís Ricardo Rossi um dos sócios da Livraria Sobrado, no bairro de Moema, em São Paulo. “É claro que as mega têm um acervo muito maior, mas nós conseguimos fazer com que o cliente sempre volte aqui”, complementa Rossi.
De acordo com Raymundo Antunes, proprietário da livraria Toc na Cuca, aberta em 1991 na Avenida Nove de Julho em São Paulo, “o segredo para sobreviver é descobrir um público e se especializar. Na verdade, o que conta mesmo é ter um produto bacana. Agora, se quiser competir com as grandes livrarias, vai perder. Isso não dá", analisa Antunes. 
 
Como Abrir - Montar uma Livraria
Mercado
O mercado de livros no Brasil, ainda tem muito para crescer. Para entendermos melhor o tamanho deste mercado, vamos considerar os números de livrarias no país que é de 2980. Este número é 11% maior que o apresentado no ano de 2006, segundo informações do presidente da ANL – Associação Nacional das Livrarias, Sr Vitor Tavares. O mesmo declarou em reportagem ao programa Bom Dia Brasil da Rede Globo que, apesar deste bom crescimento há muita margem para melhorar, visto que, segundo ele “o nosso índice ainda é muito baixo, isto é, 1,9 livro ano lido por habitante ano”. De acordo com Tavares, “isso é muito pouco e muito aquém de outros países latino-americanos. Na Argentina, se lê em torno de cinco. No Chile, três. Na Colômbia, se lê 2,5 livros por ano”.
Segundo pesquisa intitulada “Diagnóstico do Setor Livreiro”, divulgada pela ANL – Associação Nacional das Livrarias, no dia 27 de julho de 2010, um dos motivos que deixa o Brasil abaixo da média em relação a maioria dos países latinos, no quesito livro lido por ano é a distribuição desigual de livrarias no país, visto que a maioria das livrarias estão concentradas nos grandes centros. Fato este confirmado pela posição do Estado de São Paulo, o qual ocupa o primeiro na pesquisa, com 864 unidades, possui o dobro de livrarias em relação ao segundo colocado, o Rio de Janeiro.
O interessante é que a pesquisa mostra que a melhor média por habitante está no estado de Roraima. Lá, o índice é de uma loja para cada 16.859 habitantes. Os estados vizinhos ao Piauí possuem os seguintes números: o Maranhão tem 50 livrarias, uma para cada 127 mil habitantes. O Ceará 95, uma para cada 90 mil pessoas.
Vale lembrar que, o índice ideal recomendado pela UNESCO é de 01 livraria para cada 10 mil habitantes.
A pesquisa, revela ainda que as livrarias estão diversificando para atender os clientes. 53% delas vendem, além de livros, CDs e DVDS. 43% comercializam livros importados. 34% material de papelaria. 32% artigos religiosos. 31% presentes. 24% material de informática e eletrônicos e 18% brinquedos.
Outro fato importante revelado na pesquisa e que os proprietários de livrarias e futuros empreendedores do ramo devem estar atentos é para o dado importantíssimo: os títulos infantis e juvenis são os mais vendidos; crianças e adolescentes são os principais clientes das grandes e pequenas livrarias.

Livraria
Estrutura
   Hoje o conceito de livraria mudou. Devem-se oferecer ao consumidor mais comodidade e tranqüilidade para pesquisar o material que está com intenção de comprar. Para tanto ele precisa de espaços com mesas (tipo biblioteca) para leitura.
Prestar serviços como promoção de eventos culturais, cyber cafés, lanchonetes, ou seja, agregar valor ao negócio.
Para atender a essas novas tendências é necessário que o espaço da livraria se torne funcional e adequado. Em face deste fato, deve-se dar muita atenção aos itens abaixo:
Fachada - a fachada da livraria, assim como sua decoração, deve levar em conta o tipo de livros com que se trabalha.
Layout interno - é interessante também facilitar a visualização dos livros trabalhando tanto com iluminação quanto com a disposição dos produtos, facilitando assim o acesso dos clientes aos livros. E também facilitará o controle e a segurança da loja.

 
Livraria
Pessoal
Como em qualquer outro ramo de negócio, o recurso humano é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento.
O negócio de livraria, não exige apenas um bom vendedor, ele precisa de preparação e qualificação. O funcionário que faz o serviço de atendimento ao público deve estar preparado para prestar informações sobre os livros, sugerir e assessorar na escolha do consumidor. Ele deve gostar do que faz e de conviver com livros.
O empreendedor deverá fazer um cuidadoso processo de seleção, buscando entrevistar vários candidatos, antes de decidir pela contratação de um funcionário.
Além da boa aparência e de um bom nível de instrução é importante que ele demonstre interesse por livros, gosto pela leitura, associação de idéias e facilidade no contato com o público e disposição de aprendizado, são traços essenciais para um bom funcionário.
Devem compor um quadro de funcionários juntamente com os vendedores, as seguintes funções:
Supervisor / coordenador da livraria – quando a empresa for de pequeno porte esta função pode e ou deve ser desempenhada pelo empreendedor;

Operadora de caixa: deverá efetuar o recebimento das compras dos clientes;

Balconista / Vendedor: deverá trabalhar na expedição das compras dos clientes.
Auxiliar de Serviços Gerais: para exercer as atividades de higienização da empresa.

A quantidade de funcionários está ligada ao porte da livraria que está se projetando, porém é recomendável manter um mínimo de dois atendentes fixos por período, fora o funcionário do caixa. 
 
Livraria
Equipamentos
São os equipamentos necessários para a automação da operação, condicionamento do ar, para proporcionar um melhor conforto ao cliente e conservação da mercadoria; serviço de telefonia e também para reprografia ou copiadora e outros equipamentos dos outros serviços prestados pela livraria.
- Aparelhos de fax;
- Computadores;
- Equipamentos de ar condicionado;
- Impressoras;
- Máquina copiadora;
- Máquinas de processarem vendas por cartões de crédito;
- Sistema de telefonia – centrais telefônicas;
- Sistemas operacionais;
- Mesas para escritórios;
- Cadeiras para mesas de escritórios;
- Arquivos;
- Mesas para computadores;
- Prateleiras;
- Balcões;
- Estantes expositoras;
 - Móvel para revistas, periódicos e CD-ROMs;
 - Balcão-caixa.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

quarta-feira, maio 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Lavanderia Especializada

Lavanderia Especializada
Apresentação do Negócio
A rotina atribulada das pessoas, a preocupação com o bem-estar, o aumento da expectativa de vida, a dedicação de mais tempo ao esporte e ao lazer, entre outros fatores, têm aumentado a demanda por serviços no Brasil. O setor é um dos que mais cresce, representando hoje mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Neste contexto, um dos ramos que mais se desenvolve é o das lavanderias, impulsionado por fatores sócio-culturais como a inserção da mulher no mercado de trabalho, a quase extinção da profissão de lavadeira, a redução das áreas de serviço dos apartamentos modernos.
Por outro lado, atividades econômicas como agricultura, mineração, siderurgia, hotelaria, hospitais, entre outros, em franca expansão, têm demandando um substancial incremento dos serviços de lavanderias especializadas.
Tipos de lavanderias especializadas:
Lavanderia por quilo ou de auto-serviço: com serviço diferenciado, muitas delas oferecem a pré-lavagem da roupa no tanque. O principal atrativo, no entanto, é o preço por peso, bem inferior ao resultante da cobrança por peça. O auto-serviço, caracterizado pela participação do cliente no processo, reduz o preço final. O tempo médio para a lavagem é de cerca de 30 minutos; para a secagem, aproximadamente 25 minutos.
Lavanderia de roupas hospitalares: este segmento caracteriza-se por apresentar uma demanda contínua, com elevado investimento em tecnologia, resultando em uma significativa terceirização por parte dos hospitais e clínicas de saúde. A roupa hospitalar exige cuidados específicos, como higienização adequada e criação de barreiras sanitárias, que impeçam o contato entre a roupa suja e a limpa. A recepção e a lavagem das roupas ocorre na área suja, onde também são armazenados os produtos químicos. Neste local, são instaladas as barreiras sanitárias. As seções de acabamento, rouparia, costura e distribuição, além da administrativa, localizam-se na área limpa.
Lavanderia Industrial: as lavanderias industriais devem ser dimensionadas de acordo com as necessidades do segmento que será atendido. Por exemplo:
Lavanderia especilizadas em big bags (sacaria para locomoção e armazenamento dos produtos em usinas de álcool e açúcar, siderúrgicas, indústrias de papel e celulose, químicas, petroquímicas, mineradoras, entre outras).
Lavanderia para frigoríficos: requerem adequação às normas internacionais, considerando que muitos frigoríficos brasileiros possuem contratos para exportação. A maioria deles têm lavanderia própria, terceirizando sua administração com empresas especializadas. O objetivo é garantir a segurança na higienização dos uniformes e materiais, conforme as exigências do mercado internacional.
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
•        Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
•        Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
•        Participação em seminários especializados.
Após investigar e analisar as variáveis de mercado, o empreendedor estará apto a se posicionar melhor neste segmento.
Lavanderia Especializada
Mercado
Estima-se que o mercado de lavanderias movimente cerca de R$ 150 milhões por ano no Brasil. Contudo, para o Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo (SINDLAVE), o consumo dos serviços do setor está muito aquém do desejável, frente às necessidades que a vida moderna, em geral, impõe aos indivíduos nas médias e grandes cidades.
Assim, hoje faz-se necessária a expansão do mercado para as classes que culturalmente não utilizam os serviços de lavanderias especializadas, o que tem sido estratégia de empresários do ramo. A iniciativa vem alavancando o faturamento de muitas empresas, contribuindo para a expansão do segmento nos locais de população com este perfil. A popularização baseia-se, principalmente, na redução do preço dos serviços por meio de acordos e convênios, situação que já provoca uma elevação significativa na demanda por parte deste público.
De acordo com o SINDLAVE, o mercado de lavanderias especializadas vem crescendo em torno de 15% ao ano, num ambiente onde 70% dos clientes são pessoas das classes A e B, e 30% são da classe C. Pesquisa inédita divulgada pela entidade, no final de 2009, revelou o perfil deste consumidor: predominantemente mulher, com idade média de 43 anos, escolaridade média ou superior, casada, com filhos.
O estudo mostrou também que o cliente geralmente escolhe a lavanderia mais próxima de sua casa. Outros fatores que determinam sua preferência são o atendimento, a qualidade dos serviços, o preço e o prazo de entrega. O levantamento indicou, ainda, que 70% dos consumidores efetuam o pagamento em dinheiro.
Entre as empresas pesquisadas pelo SINDLAVE, 88% afirmaram utilizar serviços de alguma lavanderia especializada, sendo que 52% o fazem com frequência diária. Os itens mais lavados são lençóis e toalhas, seguidos de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI). Qualidade, preço e pontualidade são os atributos avaliados no processo de escolha da lavanderia. Outro fator que influencia a decisão das empresas é a certificação do estabelecimento pelas normas ISO 14000 e ISO 9001.
Lavanderia Especializada
Estrutura
A área mínima ideal de uma lavanderia especializada é de 40 m2, distribuídos entre recepção, área de separação de roupas recebidas, espaço para as máquinas e demais equipamentos.
O projeto arquitetônico é um fator muito importante. Os equipamentos devem ser dispostos de modo a facilitar o manuseio das roupas, a movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, tornando-o mais eficiente e produtivo.
Em uma lavanderia especializada em roupa doméstica, por exemplo, 25% da área deve ser destinada à separação e lavagem, 45% ao acabamento e 30% à rouparia, costura e controle. O espaço deve ser amplo e livre, permitindo a movimentação dos funcionários, e contar com boa circulação de ar, visando ao conforto e à saúde desses colaboradores.
No caso de uma lavanderia industrial para processamento de big bags, a área ideal é de 300m², levando-se em conta uma demanda diária de 800 unidades. As instalações devem compreender locais para a estocagem, lavagem, centrifugação e secagem, além de área para a circulação dos funcionários e movimentação de equipamentos. Os produtos utilizados na lavagem dos big bags devem ser atóxicos.
Outros itens importantes no momento de projetar o espaço são:
·         Banheiros com chuveiros, para higiene dos colaboradores, além de pias e vasos sanitários;
·         Estantes para armazenamento e descanso das roupas processadas;
·         Reservatório de água, para o caso de interrupção do abastecimento.
A Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL) recomenda a distribuição espacial em forma de U ou L. Neste desenho, a roupa entra por um lado, e sai por outro. A disposição das máquinas na área física deve seguir a lógica do caminho da roupa (processamento).
A estrutura precisa atender, ainda, às legislações sanitárias estaduais e municipais obrigatórias, disponíveis junto aos órgãos responsáveis. 
Lavanderia Especializada
Pessoal
A quantificação dos profissionais para uma lavanderia depende do tamanho e das especialidades atendidas. Da mesma forma, a composição da equipe poderá variar de acordo com a estrutura do negócio. O número de funcionários dependerá da quantidade de roupa a ser lavada. Cada trabalhador processa, em média, entre 60 e 80 kg de roupa por hora de trabalho.
Tratando-se de uma lavanderia doméstica, sugere-se:
  • Gerente ou chefe da lavanderia;
  • Separador de roupa;
  • Lavador de roupa;
  • Auxiliar do setor de acabamento;
  • Costureiras;
  • Roupeiro;
  • Balconista;
  • Entregador.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que neste segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com o cliente e a indicação de novos usuários do serviço.
A produtividade de uma lavanderia especializada, qualquer que seja o segmento, depende de mão de obra qualificada, capacitada e em desenvolvimento constante. A qualificação dos profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a desempenho do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
•        Capacidade de percepção para entender e atender às expectativas dos clientes;
•        Agilidade e presteza no atendimento;
•        Capacidade de apresentar e vender os serviços da loja;
•        Motivação para crescer junto com o negócio.
A capacitação do chefe ou gerente deve envolver as seguintes competências:
  • Experiência no ramo
  • Noções de gestão de pessoas
  • Análise administrativa
  • Conhecimentos de química, fibras e equipamentos de lavanderia
A capacitação dos funcionários deve contemplar os temas:
  • Fibras têxteis
  • Qualidade da água
  • Sujidades
  • Produtos químicos usados nos processos
  • Processos de lavagem e acabamento.
  • Outros treinamentos específicos
Recomenda-se a adoção de uniforme para todos os funcionários. Àqueles que trabalham na área suja, é essencial o uso de óculos, máscaras, aventais e luvas. Caso seja verificado ruído excessivo, é indicada a utilização de abafadores.
Além disso, sugere-se que a empresa mantenha um cadastro atualizado de prestadores dos seguintes serviços:
  • Técnico em manutenção de máquinas
  • Químico
  • Bombeiro hidráulico
  • Eletricista
  • Marceneiro
  • Pedreiro
  • Pintor
  • Advogado
  • Contador
  • Arquiteto
Deve-se estar atento para a convenção coletiva do sindicato dos trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para se manter atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Lavanderia Especializada
Equipamentos
Máquinas e equipamentos devem respeitar normas de segurança. Recomenda-se que sejam fornecidos por empresas com tradição no setor, que disponham de peças de reposição e equipe técnica capacitada para atuar nas manutenções preventivas e corretivas, contribuindo para prolongar a vida útil desses ativos. A definição de um cronograma anual de manutenção deve ser vista como dimensão estratégica do negócio.
Fornecedores de equipamento costumam oferecer treinamento para mecânicos e técnicos, de acordo com o pedido do cliente. As redes de franquias desenvolvem programas de treinamento nas lojas próprias da rede ou diretamente no ponto do franqueado.
Os equipamentos em uma lavanderia poderão variar de acordo com a estrutura do estabelecimento (domiciliar, industrial ou hospitalar), e podem ser divididos em:
         Equipamentos para lavanderia domiciliar:
Máquinas de lavar à água
Máquinas de lavar a seco;
Centrífugas;
Secadoras;
Calandras;
Bancas de passar;
Ferros de passar (3 kg e 5 kg);
Outros equipamentos:
o    Mesas de passar roupa
o    Mesa para tirar manchas
o    Cestos para retirada de roupas limpas
o    Cabides para roupas lavadas
o    Carrinhos de transporte
o    Capas para roupas
o    Extintores de incêndio
o    Embalador
o    Veículo utilitário para recolhimento e entrega de roupas
o    Computadores, telefones/fax
o    Móveis (mesas, cadeiras, etc.)
o    Utensílios de escritório
Tipos de máquinas de lavar:
Equipamentos para lavanderia Industrial:
·         Hotéis:
Para o enxoval:
o    Balança
o    Lavadoras extratoras
o    Secadoras
o    Extratoras
Para roupas de hóspedes e funcionários:
o    Lavadora à seco
o    Lavadora extratora
o    Secadora
o    Mesas de passagem
o    Prensas de acabamento à vácuo
o    Manequins
o    Túneis de acabamento
Equipamentos auxiliares:
o    Caldeiras à vapor
o    Aquecedores de água
o    Compressores de ar
o    Sistemas de insuflamento de ar (permitem melhores condições de trabalho aos operadores, além de melhorar a exaustão de ar para a eficiência das secadoras e calandras)
o    Filtros e sistemas de tratamento de água
Equipamentos para lavanderia de big bags (sacaria):
o    Lavadora de desinfecção: possui duas portas (entrada e saída), uma para acesso de peças sujas, na área suja, e outra para acesso às peças limpas, na área limpa. É a mais moderna e mais utilizada atualmente;
o    Lavadora contínua: também chamada de túnel de lavagem, destina-se às lavanderias de grande porte. Sua capacidade varia de 300 kg a 1000 kg de roupa seca processada por hora;
o    Centrífuga ou extratora: máquina usada para eliminar ou extrair até 40% da água da roupa saída da lavadora;
o    Balança: instrumento usado para determinar o peso dos big bags e dos produtos de lavagem;
o    Máquina de costura: usada para reparos.
Equipamentos para lavanderia hospitalar recomendados pelo Ministério da Saúde:
o    Lavadora de desinfecção: possui duas portas (entrada e saída), uma para acesso de peças sujas, na área suja, e outra para acesso às peças limpas, na área limpa. É a mais moderna e mais utilizada atualmente;
o    Lavadora contínua: também chamada de túnel de lavagem, destina-se às lavanderias de grande porte. Sua capacidade varia de 300 kg a 1000 kg de roupa seca processada por hora;
o    Centrífuga ou extratora: máquina usada para eliminar ou extrair até 40% da água da roupa saída da lavadora.
o    Calandra: usada para secar e passar ao mesmo tempo. É constituída de dois ou mais rolos ou cilindros de metal revestidos, perfurados ou não, que giram dentro de calhas fixas de ferro, aquecidas por vapor ou eletricidade.
o    Secadora: possui dois cilindros, um interno, giratório, que movimenta a roupa pela rotação e presença de pás; o outro, externo e fixo.
o    Prensa: destinada a passar a roupa pessoal. Consta de uma mesa de tela metálica, revestida de feltro e de algodão, onde é estendida a roupa. A parte superior, uma chapa metálica, é aquecida à alta temperatura e desce, exercendo pressão sobre a peça a ser passada.
o    Ferro elétrico: equipamento tradicional de uso doméstico, eventualmente usado na lavanderia hospitalar.
o    Balança: instrumento usado para determinar o peso da roupa e dos produtos de lavagem.
o    Máquina de costura: usada para reparar roupas.
o    Carros de transporte: devem ser leves, resistentes e pouco profundos, facilitando a sua higienização e a operação de retirada da roupa.
Fornecedores de equipamentos
Na hora de escolher os equipamentos de uma lavanderia especializada, convém dar preferência aos mais fáceis de operar. Consulte fornecedores com credibilidade na praça (no mínimo três) e compare os produtos que eles oferecem. Além do preço, considere aspectos como desempenho, confiabilidade, vida útil dos componentes, prazo de entrega, condições de instalação, garantia e manutenção.
A pequena lista dos fornecedores apresentada aqui serve apenas como referência inicial. Cabe ao empreendedor optar por aquele que melhor atender suas necessidades .
Tecnowash Brasil - São Paulo – SP
Fone: 11 3876.5533
JVO Comércio e Serviços Ltda - Belo Horizonte – BH
Fone: 31 3337.6093
MAMUTE - Limeira (SP)
Tel. (19) 3495.3000 / 3442.6853
GIRBAU DO BRASIL - São Paulo – SP
Fone: 11 2982.0446 / 2982.4021
INDÚSTRIA MECÂNICA FUJIMOTO LTDA - São Paulo – SP
Fone: 11 4446.4499 / 4446.4264
Fax: 11 4446.4207
SUZUKI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA - Atuba – PR
Fone/Fax: 41 2106.6363

Lavanderia Especializada
Investimentos
Os investimentos para a montagem de uma lavanderia especializada, categorizados abaixo, representam parte importante das inversões financeiras estimadas em torno de 140.000,00 reais, que compreendem os seguintes ítens:
·         estrutura física (construção ou reforma de imóveis)
·         equipamentos
·         estoques de material de consumo
·         móveis
·         equipamentos de informática
·         capital de giro
Existe também a opção da franquia, interessante por ser mais fácil do que abrir o negócio por conta própria. O sistema é indicado para aqueles que não têm experiência no setor, e querem contar com treinamento e marketing especializados. O franqueado recebe apoio nas etapas de escolha do ponto, projeto de arquitetura, comunicação visual e assistência durante o processo de pré e pós-abertura da loja. Também dispõe, contratualmente, de programa de treinamento inicial e reciclagens, suporte operacional e de marketing.
Algumas marcas têm máquinas de lavar, enquanto outras só funcionam como ponto de coleta. O investimento inicial poderá variar conforme a marca da franquia e região geográfica de instalação da loja. Para uma informação mais apurada, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.
Estimativa de investimento em franquia:
Investimento inicial: entre R$ 25 mil e R$ 170 mil, (excluindo o ponto e a taxa de franquia)
Taxa de Franquia: de R$ 16 mil a R$ 45 mil
Royalties: até 5% sobre faturamento bruto
Taxa de propaganda: entre 2% e 3% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a 35 mil
Lucratividade: entre 25% e 35%
Prazo médio de retorno do investimento: 36 meses
Prazo de contrato: 10 anos
Metragem da unidade: a partir de 40m2
Funcionários: 4 a 6 por loja
(Fonte: Sebrae/SC e Revista PEGN)
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Como Abrir - Montar uma Lavanderia

Lavanderia
Apresentação do Negócio
Uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada à prestação de serviços, que está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica, social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global.
Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, os trabalhos domésticos tendem a ser cada vez mais terceirizados, criando assim um maior espaço para as pequenas empresas de prestação de serviços do ramo de lavanderia, por exemplo. Tendo em vista que a atividade de lavar roupas demanda muito tempo e as famílias hoje não dispõe de horas vagas para o lazer, a procura por este tipo de serviço só tende a aumentar consideravelmente.
Além disso, a rotina mais atribulada das pessoas, a quase extinção da profissão de lavadeira, a maior presença de homens que moram sozinhos e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores são realidades que fazem com que este tipo de negócio seja cada vez mais procurado. Com isso, o hábito norte-americano de levar roupas para serem lavadas e passadas em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum no Brasil. Ou seja, o conceito de que somente roupas especiais vão para lavanderias está diminuindo.
No ramo da lavanderia, é imprescindível a definição e fidelidade ao segmento escolhido para atuação. De modo geral, existem dois segmentos básicos: o industrial e o domiciliar.
- Segmento industrial: é classificada como industrial a lavanderia que atende a restaurantes, hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais.
- Segmento domiciliar: é classificada como domiciliar a lavanderia que atende ao público em geral.
Contudo, as lavanderias constituem um segmento bem mais diferenciado do que se imagina, elas podem ainda atingir outros públicos como é o caso das lavanderias hospitalares e hoteleiras.

Como Abrir - Montar uma Lavanderia
Mercado
Apesar de bastante explorado, o mercado de lavanderias ainda tem muito espaço para crescer. "Somente 3% da população economicamente ativa utiliza serviços de lavanderia. Podemos conquistar mais 20% desta população", observa José Carlos Larocca, presidente do Sindlav - Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região. Apesar desse potencial, ele lembra aos interessados no ramo que as grandes capitais, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, têm poucos bons pontos comerciais. Segundo estudo do Sindlav, o Estado de São Paulo possui 2.400 lavanderias, sendo que 75% delas são domésticas e 25% industriais. Dessas, 60% estão instaladas na capital e Grande São Paulo. "No Brasil, são 4 mil lavanderias franqueadas ou independentes. Mesmo com a entrada das grandes redes franqueadoras, as lavanderias independentes, de bairro, não perderam seu fôlego", diz Larocca, que recomenda investimentos em cidades pouco exploradas e com bom potencial de consumo, já que 70% dos usuários pertencem às classes A e B. "Nas grandes capitais ainda é possível montar pontos de captação, que exigem pouco capital", acrescenta.
Estima-se que o mercado de lavanderias movimente R$ 140 milhões de reais por ano no Brasil. Um fator importante é que as lavanderias precisam investir em bons serviços, atendimento personalizado e campanhas regionais, como qualquer prestadora de serviços. Já as empresas que não precisam de ponto comercial devem ter à frente um franqueado capaz de prestar os serviços com primazia e ainda captar clientes.
Esse tipo de serviço está disponível para todas as pessoas físicas de classes sociais média, média-alta e alta. Também podem ser prestados serviços para empresas tais como: hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e industriais, restaurantes, locadoras de roupas, empresas organizadoras de eventos e similares. O segmento industrial, especialmente o hospitalar, é o que mais vem crescendo devido à terceirização dos serviços de hospitais e laboratórios. O crescimento do setor também está favorecendo o ramo hoteleiro e o industrial.
Espera-se que o mercado de lavanderias cresça expressivamente a médio prazo. Estima-se, para os próximos 5 anos, um crescimento de 40% da oferta de serviços e 20% do faturamento.

Lavanderia
Estrutura
O tamanho da estrutura de uma empresa pode variar segundo seu porte e sua atividade produtiva, contudo o empreendedor deverá atentar para disponibilização de espaços específicos para que a comercialização aconteça da melhor forma possível, em um ambiente agradável, bem iluminado e de fácil movimentação dos clientes, além é claro, de um espaço reservado para o desenvolvimento das
atividades administrativas, estoques, etc.
Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para uma empresa, no entanto deverá ser obedecida as adequadas separações dos setores da empresa para que seja possível conseguir de todas as áreas a maior produtividade possível de cada colaborador.
Com relação ao local de instalação, uma lavanderia de pequeno porte demanda, em média, uma área de aproximadamente 100 m2, distribuídos entre recepção, área de separação das roupas recebidas, espaço para as mesas de passar roupa, máquina de lavar, centrifugadora, cestos para retirada de roupas limpas, cabides com roupas lavadas e embalador.
O layout é um fator muito importante já que dispor os equipamentos na loja de maneira a facilitar o manuseio das roupas, a movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, torna o trabalho mais eficiente e produtivo.

Lavanderia
Pessoal
Administrar corretamente a empresa e dominar a técnica de lavagem de roupas, conhecendo bem os tecidos e tipos específicos de lavagem para cada tipo de roupa, são condições exigidas para abertura de uma lavanderia que ofereça serviços de qualidade. Manter o pessoal constantemente motivado e estimulado, para que o atendimento ao consumidor seja sempre de bom nível, é fator fundamental. A qualificação das pessoas trabalhando deverá contar com passadeira, lavadeira e entregador.
Lavadeira
Sua responsabilidade é de grande importância para a realização de suas tarefas, deve dominar a técnica de lavagem de roupas, conhecendo bem os tecidos e tipos específicos de manchas, e, sobretudo, a repercussão negativa de uma mancha mal tirada para cada tipo de roupa.
Para isso deve ter treinamentos adequados, pois não pode haver falhas para que o serviço seja executado com qualidade, devendo sempre ficar atenta e observando o funcionamento das máquinas.
Passadeira
Sua responsabilidade é de inspecionar as peças e posteriormente passar as mesmas, sempre visando à qualidade. Também precisa de treinamentos quanto à passagem e dobragem adequadas para a sua função, buscando o aperfeiçoamento contínuo nas realizações de suas atividades.
Entregador
Não basta apenas ser um bom e qualificado motorista, deve ter uma boa comunicação e conhecer o processo da empresa, pois o mesmo deve inspecionar as peças de roupas, tanto na coleta quanto na entrega.

Lavanderia
Equipamentos
As principais tecnologias utilizadas em uma lavanderia industrial de pequeno porte serão:

• Um computador que ajudará em todo o processo, desde o cadastramento dos clientes até no auxilio de cálculos financeiro.
• Máquinas de lavar, centrífugas, secadoras, calandras, bancas de passar e ferros: que serão utilizadas para lavar, secar e passar as roupas dos clientes.
É válido lembrar que os equipamentos poderão variar de acordo com a estrutura da lavanderia (industrial ou domiciliar).
As máquinas podem ainda classificar-se em:
- Máquinas Abertas. São assim denominadas aquelas máquinas em que as fases de lavagem, centrifugação e secagem não são hermeticamente fechadas, o que permite que o solvente evaporado entre em contato com ar à volta do equipamento. É por isso que o solvente utilizado em máquinas abertas não deve ser tóxico.
- Máquinas Fechadas. Nesse tipo de máquina, uma vez feito o carregamento de roupas e fechada a porta, todo o ciclo de limpeza (lavagem, centrifugação e secagem) é realizado em ambiente hermeticamente isolado. A recuperação do solvente é realizada ao final da operação, através de um destilador.
Outros equipamentos complementares podem ainda contribuir para a oferta de serviços de qualidade e maior valor agregado, tais como: máquinas e material de costura, armários, prancha para passagem manual, balcão de atendimento, classificador de roupas, dentre outros.
Segue link de máquinas e equipamentos fornecidos pela Abimaq:
http://www.datamaq.com.br/Sebrae/ListOfFromToInstallation.aspx?partnerCode=1&partnerInstallation=LAVANDERIA

Lavanderia
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso, esperando um retorno superior aquele investido em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito, de acordo com seu porte e seu público alvo.
Em geral, o investimento necessário para abertura de uma lavanderia industrial encontra-se entre 80 e 100 mil reais.
Simulação de Investimento inicial para uma Lavanderia Industrial de pequeno porte:
Item                                                                           Subtotal
Equipamentos gerais                                             R$ 67.300,00
Gastos com a abertura da empresa                   R$ 700,00
Capital de giro inicial                                              R$ 20.000,00
Total                                                                           R$ 88.000,00

Os gastos com equipamentos compreendem geralmente: 6 máquinas de lavar, 2 tanquinhos, 2 ferros elétricos, 2 mesas de passar roupas, 6 secadoras a gás, 1 computador completo, 1 telefone e moveis de escritório. Enfim, todos os equipamentos e móveis necessários para deixar a lavanderia apta para atender seus clientes com o maior conforto e segurança.
O item gasto com a abertura da empresa compreende as taxas pagas para: consulta prévia para fins de Alvará de Funcionamento; registro da empresa no cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas; cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Secretaria da Receita Federal; alvará de licença de Bombeiros; alvará de Licença e Funcionamento.
Dados de Investimentos de 2010.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.