Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de Venda de flores artificiais

Venda de flores artificiais
Apresentação do Negócio
 
A venda de flores artificiais oferece uma solução prática e de baixo custo para as pessoas que desejam uma casa florida e bem cuidada o ano inteiro. Hoje as flores e plantas artificiais em nada lembram as de anos atrás: são bonitas, bem acabadas e tão perfeitas que enganam aos olhos menos preparados. Formam uma ótima opção de decoração quando misturadas com plantas e flores naturais.

Representam uma opção permanente e barata em relação às flores naturais: enquanto uma orquídea artificial custa em torno de R$ 8,00, uma verdadeira, que vive cerca de duas semanas saí por cerca de R$ 50,00. Por isso os empresários do setor preferem chamá-la de flor permanente em substituição ao termo artificial.

Segundo o empresário Eliseu Neto, que trabalha nesse segmento há 15 anos e vende 12 mil plantas artificiais por mês, “a flor permanente é necessária em todos os ambientes, por falta de luz e por falta justamente de claridade nos ambientes do dia-a-dia” - (PEGN TV Globo Programa nº 699 12/2005).

É possível encontrar no mercado uma enorme variedade de plantas e flores artificiais
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo. 
 
Venda de flores artificiais
Mercado
O mercado de flores artificiais faz parte do segmento de flores que movimenta algo em torno de R$ 2 bilhões ao ano. O mercado de flores está em franco crescimento, sendo que, nos últimos anos, apresentou um aumento de cerca de 20% ao ano. As expectativas são de que o mercado continue crescendo, porque o Brasil tem um potencial de 150 milhões de consumidores.

As flores artificiais ainda possuem uma pequena participação no faturamento total do segmento, mas já apresenta uma tendência crescente. Geralmente, importados da China, esses produtos têm conquistado um espaço próprio.

Ricardo Vinha, empreendedor que comercializa flores artificiais em um box instalado na Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, afirma que seu negócio vem crescendo 40% ao ano. É procurado todas as manhãs por um número expressivo de arquitetos, decoradores, promotores de eventos e donas de casa, em razão do aumento da qualidade das flores que vende - (SEBRAE/SC – valor on line).
  
Venda de flores artificiais
Estrutura
A estrutura de uma loja para a venda de flores artificiais é bastante simples, composta basicamente por um show room para exposição dos artigos colocados à venda, balcão para atendimento dos pedidos e caixa, área para acesso e circulação de clientes, estoque, além de um pequeno escritório para administração. 
 
Venda de flores artificiais
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma loja de venda de flores artificiais de pequeno porte pode-se começar com quatro empregados, sendo:
- dois atendentes;
- um florista;
- um entregador – pode ser terceirizado.
Durante as datas festivas é necessário contratar mão-de-obra temporária.

O atendimento é um item que merece a maior preocupação do empresário, já que as flores possuem um apelo psicológico e requerem como complemento um conjunto de serviços qualificados e condizentes com as diversas expectativas dos clientes.

O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:
- capacidade de percepção para entender as expectativas dos clientes, uma vez que as necessidades podem variar desde a celebração de momentos de alegria e felicidade, até mensagens de dor e sofrimento;
- desenvolvimento do conhecimento da atividade, especialmente quanto às características de cada flor, e seu significado para criar o estado de satisfação pretendido pelo cliente;
- arte e produção de arranjos;

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.  

Venda de flores artificiais
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00;
- impressora 1 – R$ 350,00;
- telefone 2 – R$ 100,00;
- mesas 2 – R$ 500,00
- cadeiras 6 – R$ 720,00
- armário para o escritório 1 – R$ 500,00
Total mobiliário: R$ 3.770,00

Equipamentos:
- balcão 1 – R$ 2.000,00
- vitrines – R$ 7.200,00
- prateleiras 10 – R$ 2.000,00
- impressora de cupom fiscal 1 – R$ 300,00
- estantes expositoras 1 – R$ 2.000,00
- veículo utilitário usado para entregas 1 – R$ 25.000,00 (decisão do empreendedor)
Total dos equipamentos: R$ 38.500,00 
 
Venda de flores artificiais
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma atividade de venda de flores artificiais o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 78.270,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 3.770,00;
- Construção e reforma de instalações – R$ 20.000,00
- equipamentos – R$ 38.500,00
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.000,00
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 13.000,00.  

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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