Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Alfaiataria

Alfaiataria
Apresentação do Negócio
As Alfaiatarias são ateliês de confecção de roupas masculinas. Surgiram entre os séculos XII e XIV na Europa, paralelamente ao conceito de moda. Antes de seu surgimento as roupas eram confeccionadas pelos próprios usuários e geralmente o diferencial estava nos tecidos,  considerando que não tinham formas muito definidas.
O ofício de Alfaiate conquistou grande importância à medida que as cidades se tornavam centros de poder, riqueza e influência.
Retrato dessa realidade pode ser percebido durante o reinado de Luís XIV (1643-1715), quando a França efervescia com jovens de todas as partes da Europa ávidos para renovarem seus guarda roupas. Naquela época as roupas eram verdadeiras obras de arte, cheias de detalhes estéticos, como por exemplo, os babados.
Ao longo dos séculos os hábitos e comportamentos das pessoas mudaram e a moda evoluiu. A partir do século XIX os homens, em geral, dispensaram o  comportamento chamativo optando pela discrição, simplicidade e perfeição de corte em suas vestimentas.
As roupas masculinas se tornaram mais sóbrias, além disso, surgiram novas tecnologias na fabricação de tecidos, permitindo a confecção de roupas com melhor caimento facilitando o trabalho dos alfaiates.
Embora, durante muito tempo tenha sido um negócio popular, a alfaiataria tem sido ameaçada de extinção. As roupas feitas em série com custos muito inferiores de fabricação e entrega imediata para o cliente tem restringido a clientela desse tipo de negócio.
Atualmente, no século XXI, o modelo de Alfaiataria que sobrevive no Brasil é voltado para um público seleto que valoriza a qualidade em detrimento do preço e espera receber um atendimento personalizado e diferenciado além de roupas únicas feitas sob medida que valorizem seu biotipo. 
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Alfaiataria. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 

Alfaiataria
Mercado

Conforme pesquisa apresentada por Paulo Borges, diretor do Fashion Rio, em palestra na Semana Iguatemi de Moda de 2008: 
73% dos consumidores de artigos de moda estão concentrados nas 150 maiores cidades e estados brasileiros;
Pessoas de 30 a 40 anos de idade gastam parte do seu dinheiro com o mercado de moda;
37% dos consumidores de 30 anos preferem lojas de departamento; 29% gostam mais das lojas multimarcas e 27% optam pelas flagships, ou seja preferem  a principal loja de uma marca concebida com o propósito de servir seus principais clientes.
O grupo A gasta 19 vezes mais do que as classes inferiores, no mercado da moda;
Os grupos A e B consomem  juntos, 57% dos itens de moda no Brasil e 31% ficam a cargo da classe C;
68% dos consumidores compram, pelo menos, um item de moda por mês;
48% deles efetivam a compra no ato sob um impulso emocional;
87% lembram quanto gastaram na última compra.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível  mediante a realização de uma pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
Oportunidades
Dentre as oportunidades identificadas para este negócio pode-se destacar:
Alto consumo de itens de moda pela classe A;
Consumo regular de itens de vestuário por 68% dos consumidores.
Ameaças
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou as ameaças abaixo listadas como sendo a mais significativas: 
Concorrência de lojas de grife consolidadas no mercado.
Comportamento imediatista de grande parte dos consumidores. 

Alfaiataria
Estrutura
A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área mínima de 9m² para o ateliê (confecção), e de 30m² para montar um ponto de venda.
Para iniciar o empreendimento em Home Office o empreendedor não precisará de uma estrutura muito complexa. Ele poderá reservar o espaço do ateliê em casa para montar as máquinas e equipamentos necessários à confecção e um espaço para realizar as atividades administrativas com telefone e computador
Caso a opção seja um ponto comercial, a estrutura é similar a de uma loja de roupas comum com alguns expositores, balcões e provadores. Além de equipamentos que auxiliem os pagamentos, recebimentos e administração do negócio.
Sugestão de Equipamentos:Araras
Armários
Assentos
Balcões
Computador
Espelhos
Impressora Fiscal
Manequins
Provadores
Sofá
Telefone/fax
Vitrine
Como se trata da venda de produtos para um público diferenciado torna-se importante investir na decoração da loja. Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma climatização favorável. Além disso, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, boa ventilação, as dimensões adequadas aos provadores e banheiro (se for necessário), prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.
O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.

Alfaiataria
Pessoal
Uma Alfaiataria precisa de profissionais que exerçam as funções, administrador, alfaiate e vendedor.
Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. Uma Alfaiataria com ponto comercial pode começar com apenas três pessoas, desde que os três profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento. Caso o alfaiate comece seu empreendimento em Home Office não será necessária a contratação de profissionais, no entanto, o próprio alfaiate acumulará as funções de administrador do negócio e vendedor do produto.
Administrador:Capacidade para lidar com imprevistos;Reconhecer e definir problemas,
Atuar preventivamente;
Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
Ter conhecimento de gestão empresarial.;
Habilidade de relacionamentos;
Habilidade para negociar;
Pró-atividade;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Disciplina.
Alfaiate:Boa visão;
Capacidade de comunicação;
Habilidade manual;
Interesse por moda;
Raciocínio espacial desenvolvido;
Senso estético;
Concentração e atenção a detalhes.
Vendedor(a)Boa dicção;
Conhecimento do ramo;
Conhecimento técnico, pois além de atuar como vendedor ele é um consultor de modas;
Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
recrutamento e seleção,
treinamento de novos funcionários,
custos com demissões.

Alfaiataria
Equipamentos
Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:
Equipamentos para EscritórioUma mesa;
Três cadeiras;
Um arquivo para pasta suspensa;
Um armário;
Um computador;
Uma impressora;
Telefone/fax;
Um balcão;
Uma máquina de cupom fiscal.
Equipamentos para AteliêMáquina de costura reta;
Máquina de costura Overlock;
Máquina de costura interlock;
Máquina de costura pespontadeira;
Ferro a vapor;
Réguas para alfaiate;
Tesouras;
Acessórios para costura em geral.
O mercado de usados pode ser interessante para quem está começando. Porém, alguns cuidados devem der tomados ao comprar máquinas e equipamentos usados:
Dar preferência a equipamentos que estejam em uso;
Pedir a um especialista para avaliar as condições do equipamento antes de comprá-lo;
Solicitar os manuais de operação e manutenção;
O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a empresa está instalada.
Fornecedores de Equipamentos:
IPERMAQ Comércio de Máquinas de Costura
Av. Dona Eugênia Machado da Silva, 29 Vl. Galvão
Guarulhos – SP
CEP: 07071-070
Tel: (11) 2459 0006
Fax: (11) 2455 6393
Lantextil Máquinas
Av. Sete de Setembro, 320 - Sala 2
Lajeado - RS
CEP: 95900-000
Tel: (51) 3726.4252
Silbamaq Maquinas de Costura Industrial
Rua Fernandes Vieira, 24 - Calçada
Salvador – BA
CEP: 40411-560
(71) 3207-2052
Singer do Brasil Ind. Com. Ltda.
Escritório de Vendas e Fábrica de Agulhas.
Av. Presidente Vargas, 844
Indaiatuba - SP
CEP: 13338-900
Tel: (19) 2107 4600

Alfaiataria
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo:
Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado;
Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio;
Decidir se será montado um ponto de vendas ou se o começo do negócio será em Home Office;
Avaliar o custo benefício de comprar equipamentos usados.
Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
Considerando uma Alfaiataria instalada em Home Office, é necessário um investimento inicial estimado em R$ 20.700,00(vinte mil e setecentos reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
Móveis e materiais de escritório: R$ 5.000,00;
Matéria prima inicial: R$ 5.000,00;
Equipamentos e Máquinas: R$ 8.000,00;
Capital de giro: R$ 2.700,00

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabens, realmente muito bom! Grama Sintetica PR

Unknown disse...

Parabens, realmente muito bom! Grama Sintetica PR