Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Conserto de tênis

Conserto de tênis
Apresentação do Negócio
O tênis, nome utilizado para designar calçados esportivos em geral, tornou-se um dos mais relevantes artigos de moda contemporânea. Marcas globais como Nike, Adidas e Reebok investem no tênis como seu principal produto, travando batalhas publicitárias milionárias e patrocinando atletas e celebridades.
O tênis ganhou inovações tecnológicas oriundas de centros de pesquisas biomecânicas avançadas. Materiais como fibra de carbono, espuma de poliuretano e couro sintético proporcionam conforto, resistência, absorção de impacto e melhora de performance aos últimos lançamentos. Alguns modelos, inclusive, já oferecem integração tecnológica com relógios e aparelhos de MP3 para registrar informações sobre velocidade, distância, tempo, trajeto e calorias perdidas.
Os fabricantes também projetaram modelos adaptados aos mais diversos esportes: atletismo, ginástica aeróbica, basquete, futebol, vôlei, tênis, squash, dentre outros. Todos estes atributos expandiram muito a oferta de produtos, alavancando o volume de vendas. É comum encontrarmos pessoas com cinco ou mais pares de tênis, um para cada finalidade. E os modelos mais sofisticados podem atingir preços bem elevados, conferindo status aos usuários.
Diante deste cenário, torna-se um bom negócio reparar tênis velhos e desgastados. As oficinas de consertos de tênis, inspiradas nas velhas sapatarias, procuram estender a vida útil dos calçados por meio de pequenos consertos, costura, troca de solado, reforço de bico, pintura, impermeabilização e lavagem.
O negócio exige alguma habilidade artesanal, além da sintonia com as tendências em calçados esportivos e da atualização sobre os equipamentos e materiais utilizados. Mais informações sobre o empreendimento podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Conserto de tênis
Mercado
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, o segmento de calçados no Brasil produz em torno de 800 milhões pares por ano, sendo que 20% são destinados à exportação. Somente os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará representam 90% das exportações brasileiras do setor. Metade do volume exportado é destinada ao mercado norte-americano. O processo de fabricação compreende 7.800 empresas, que geram 300 mil empregos.
O segmento de tênis ocupa uma fatia de 9,3% da produção total de calçados, sendo que 92% desse volume são absorvidos pelo mercado interno. As principais marcas internacionais possuem fábricas no Brasil, que está entre os dez maiores consumidores mundiais do produto.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre calçados esportivos. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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